Imagem - Ocemg

Celebração Dia C 2021

O Movimento

O Dia de Cooperar é um programa de responsabilidade social do cooperativismo brasileiro, iniciado em Minas Gerais em 2009, cujo foco principal é o incentivo ao voluntariado e aos impactos sociais transformadores nas comunidades. Desde 2015, o Dia C foi cedido para a OCB e hoje acontece em todo o Brasil, confirmando o compromisso das cooperativas na busca por um país mais justo, com melhores oportunidades para todos.

As milhares de ações voluntárias realizadas, ano após ano, fazem do Dia C o maior movimento cooperativista de voluntariado do Brasil. Os projetos idealizados por cada cooperativa são norteados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e mostram a face humana do setor, que atua em prol do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas.

 

 

Acesse o Blog do Dia C e conheça mais sobre o projeto. 

A Celebração

No dia 03 de julho, O Sistema Ocemg conectou a sociedade ao cooperativismo e ao Dia de Cooperar – Dia C. Em parceria com a Rádio 98 FM, a entidade apresentou uma programação que une informação, solidariedade e entretenimento.

Foi uma manhã com muito conteúdo, mostrando à sociedade como é possível transformar o mundo por meio de ações simples e de cooperação. Entrevistas, reportagens e bate-papo sobre as ações sociais realizadas pelas cooperativas no dia a dia.

O evento de celebração do Dia C, que normalmente acontece em um espaço público, foi realizado em formato on-line e transmitido pelo rádio e plataformas digitais da 98, mantendo a preocupação com a pandemia e evitando aglomerações.

 

Programação

9h – Abertura com Paulo Leite

O apresentador conversou com autoridades do cooperativismo sobre sustentabilidade, cooperação e voluntariado.

9h30 – Casos do Dia C

Paulo Leite recebeu representantes de cooperativas para um bate-papo sobre os projetos do Dia C e ações de responsabilidade social nas comunidades em que as coops estão inseridas.

11h – Projeto MinasCoop Energia

Um bate-papo sobre sustentabilidade e cooperação na prática. Destacando o Minascoop Energia, visionário projeto de energia fotovoltaica idealizado pelo Sistema Ocemg em parceria com cooperativas.

 11h30 – Ética, Cooperação e Responsabilidade Social

Paulo Leite e Cristiano Junqueira receberam o professor e filósofo Mario Sergio Cortella para um bate-papo sobre o cooperativismo enquanto agente de desenvolvimento e sustentabilidade. Abordando os valores da cooperação e da Responsabilidade Social como comportamentos éticos.

12h – Buteco 98 – Especial Cooperativismo

Em um programa descontraído, Atonelio Souza e a turma da Rádio 98 experimentaram as delícias produzidas pelas cooperativas mineiras: café, leite, queijo, embutidos, sucos, geleias, doces…