Imagem - Ocemg

Lançamento do Programa de Desenvolvimento
da Gestão das Cooperativas – PDGC 2022

O Evento

Marcando o início do novo ciclo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, o Sistema Ocemg realizou o Seminário de Lançamento do PDGC. Com uma programação propondo reflexões sobre as melhores estratégias e práticas de gestão, governança e inovação apresentadas por lideranças de organizações de vanguarda, inspirando os participantes para adotarem comportamentos e atitudes positivas e transformadoras, pessoais ou profissionais, com base nas vivências e experiências dos palestrantes.

O evento foi realizado no dia 17 de fevereiro de 2022, no Centro Cultural Unimed-BH Minas – Rua da Bahia, 2244 – Lourdes, Belo Horizonte.

Objetivo

Apresentar modelos inspiradores de estratégias de gestão e governança, considerando principalmente o contexto de inovação tecnológica que estamos vivendo e a necessidade das instituições de se adaptarem ao novo, estruturando seus processos de mudanças e implementação de estratégias ágeis de forma robusta e competitiva, com base nos critérios preconizados pelo Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC. 

Público

Presidentes, Dirigentes, Conselheiros e Gestores de Cooperativas.

Programação

8h40 às 09h40 – Credenciamento e Café de Boas-Vindas

9h40 às 10h – Abertura Oficial

  • Ronaldo Scucato – Presidente do Sistema Ocemg
    Márcio Freitas – Presidente do Sistema OCB

PALESTRAS: 

10h às 11h  – Perspectivas econômicas, desafios e oportunidades para os negócios cooperativos
Com Zeina Latif, Investidora e Consultora de Investimentos

11h às 12h – Gerando valor e escalando negócios
Com Ricardo Rocha, Responsável pela expansão do Magazine Luíza.

12h às 14h – Intervalo do Almoço

 14h às 15h20 – Painel: As organizações para além dos muros

  • Palestra: Gestão e Cultura com foco no cliente
    Com Leandro Pinho – Superintendente de Recursos Humanos da rede de Supermercados Verdemar.
  • Palestra: Estratégias de negócios para a longevidade organizacional
    Com Grazi Mendes – Head of People na ThoughtWorks.
  • Palestra: Plataforma AAA – O Profissional do Futuro
    Com Arthur Schuller (Arthur Igreja) – Co-criador da Plataforma AAA, juntamente com Ricardo Amorim e Allan Costa.

15h20 às 16h – O valor da inovação no desenvolvimento organizacional –
Com Pedro Englert

16h – Encerramento 

Palestrantes


Zeina Latif
Investidora e Consultora de Investimento. Uma das maiores autoridades no mercado financeiro. Já ocupou o cargo de economista-chefe em grandes bancos e instituições financeiras. Somada a uma trajetória profissional de sucesso, Latif também conta com um currículo acadêmico bastante consistente. Zeina é doutora em economia pela USP. Há anos, colabora com veículos de imprensa. Também ocupou uma cadeira como pesquisadora no Instituto de Pesquisas Econômicas da USP, até o ano 2000.


Ricardo Rocha

Referência quando falamos da implementação da transformação digital nas corporações e trabalha para disseminar a importância da cultura digital nos negócios do século XXI por meio da apresentação de cases e informações sobre resultados expressivos obtidos ao longo de sua trajetória como executivo e líder. Essa autoridade foi atestada em 2018, quando 03 das suas empresas foram adquiridas pelo Magazine Luiza e declarada por este como um dos movimentos mais estratégicos realizados. Rocha assumiu como diretor de uma das frentes de plataforma.

 


Leandro Pinho
Superintendente de RH da rede de Supermercados Verdemar, Mestre em Administração de Empresa, Psicólogo, Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas. Presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos de Minas Gerais – ABRH-MG.


Grazi Mendes

Com cerca de 20 anos de experiência com atuação em empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos, hoje está como Head de Diversidade, Equidade e Inclusão na ThoughtWorks, consultoria global de tecnologia. A Colunista da revista MIT Sloan Review Brasil, palestrante TEDx, co-fundadora da PONTE, hub de diversidade e inclusão, e do cursinho popular Pré Enem Morro do Papagaio. Também é professora convidada em programas de desenvolvimento de lideranças e cultura inclusiva nas principais escolas de negócios do Brasil. A Eleita pelo prêmio Ser Humano como personalidade profissional da área de Pessoas 2020 e reconhecida no ranking #TOP10 pela HR Influencer 2021, em todos os papéis que ocupa, Grazi se compromete com o futuro revolucionário que acredita: plural e inclusivo.

 


Arthur Schuller (Arthur Igreja)

Arthur Igreja é palestrante em mais de 150 eventos por ano como o TEDx no Brasil, Europa, Estados Unidos e América do Sul. É autor do livro sobre inovação ”Conveniência é o nome do Negócio”, co-fundador da plataforma AAA com Ricardo Amorim do Manhattan Connection. Possui Masters in International Business nos EUA pela Georgetown University, Corporate Masters of Business Administration na Espanha pela ESADE, Mestrado Executivo em Gestão Empresarial pela FGV/EBAPE, certificações executivas em Harvard & Cambridge, pós-MBA em Negociação pela FGV e MBA pela FGV/Ohio University.

 


Pedro Englert
À frente da StartSe, Pedro Englert acumula uma vasta experiência e incontáveis conquistas no mercado financeiro e de estratégia empresarial, se consolidando como uma referência na área. Entusiasta de tecnologia e inovação, conectado com o ecossistema de startups do Brasil e do exterior, é dono de uma excelente capacidade para liderar e motivar pessoas, transformando a visão analítica de seus negócios em soluções e inovações para seus parceiros, colaboradores e usuários. Foi sócio da XP Investimentos, onde comandou a área comercial da empresa avaliada em R$ 12 bilhões e, também, foi CEO da InfoMoney. No início de 2016, se uniu ao time do StartSe e se tornou CEO da empresa. Também e sócio de cinco Fintechs: Warren, FitBank, Monkey Inc, Bee Tech e Vortex, além da empresa de tênis Yool.