Imagem - Ocemg

XVIII Encontro dos Profissionais de Contabilidade das Cooperativas Mineiras

Data: 23 de novembro

Horário: das 9h às 17h

Local: Sede do Sistema Ocemg

Nº de vagas: 100 participantes

Público

Contadores, técnicos e profissionais que atuam na área contábil/tributária das cooperativas mineiras.

Objetivo

Evidenciar e propagar conhecimentos dos temas emergentes deste setor como: LGPD; Planejamento Estratégico, Compliance; Riscos e Governança, oferecendo a possibilidade de integração da área contábil e o compartilhamento de novos conhecimentos e tecnologias deste setor.

Programação

8h30 – Café de boas-vindas e credenciamento

9h – Abertura Oficial – Ronaldo Scucato – Presidente do Sistema Ocemg

9h15 – LGPD para Cooperativas e os impactos nas atividades contábeis
O que muda na Contabilidade de cooperativas com a LGPD?
Cenários contábeis na escrituração de situações de proteção de dados.
Impactos nas sobras e perdas em políticas de proteção de dados.

10h30O papel da Contabilidade no planejamento estratégico em Cooperativas
Fechamento de balanços e previsões contábeis para exercícios futuros.
Escrituração de ativo e passivo com foco no planejamento da cooperativa.
Processos interpessoais e normativos com a Contabilidade no planejamento
Estratégico. Indicadores de gestão e decisão.

12h30 – Almoço

13h30 – A integração das Ciências Contábeis com o Compliance, Riscos e Governança em Cooperativas
Os papéis da Contabilidade na conformidade das cooperativas, Gestão de riscos na escrituração e análise contábil.
Onde a Contabilidade auxilia na Governança de cooperativas?

17h30 – Encerramento

Palestrantes


Johnny Abjaud. Professor de Cursos de Pós-Graduação e Consultor Empresarial. DPO (Data Protection Officer) da Universidade FUMEC. Doutorando em Ciências da Informação. Mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento. MBA em Gestão Estratégica de Negócios e Gestão Empresarial. Administrador. Recebeu do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais – Seccional: Metropolitana de Belo Horizonte, o Prêmio de Destaque em Administração 2021 – CRA-MG.

 


Daniel Jardim Pardini. Doutor em Administração pelo CEPEAD-UFMG-Birmingham University, Mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, Especialista em Análise de Sistemas pela FUMEC, Graduado em Administração pela UNA.

 


Flávio Santos. Diretor da Inteligência Profissional – empresa que atua diretamente no desenvolvimento de pessoas com atuação em gestão empresarial. Bacharel em Administração; Mestre em Administração; MBA Gestão de Pessoas. Professor nos cursos de graduação e MBA; atuou por 7 anos como coordenador acadêmico da área de gestão & negócios e ciências jurídicas. Palestrante, consultor, especialista em gestão de pessoas e processos decisórios. Youtuber com o foco em felicidade profissional.

 


Gabriel Nepomuceno Aguiar. CEO da empresa GNA Negócios, atuando no ramo advocatício há 13 anos, com especialização no terceiro setor e dedicação ao treinamento de pessoas e empresas, com foco em reprogramação mental, comunicação assertiva e gestão de negócios.

 


Marlúcio Cândido. Mestre em Finanças, pós-graduado em diversas áreas do conhecimento,  Bacharel em Ciências Contábeis,  Direito,  Administração,  Economia, Pedagogia e Letras. Conselheiro do CRCMG, palestrante,  parecerusta técnico,  autor de livros.

 


Cláudia Miranda Gomes. Graduada em Ciências Contábeis pela UNA. Especialização em Auditoria Externa (FACE – UFMG). MBA – Agente de Desenvolvimento de Cooperativas – OPERA (Universidade Newton Paiva). Pós Graduada em Consultoria Organizacional (UNA). Programa de Educação Executiva do Sicoob (Fundação Dom Cabral). Intercâmbio em Supervisão e Monitoria em Auditoria Interna, Externa e Gerenciamento de Riscos (ADG Business School – Montabaur (Alemanha)). Certificação de Auditores Independentes – CNAI. 28 anos de sólida experiência em entidades do Sistema Financeiro atuando nas áreas: Financeira, Contabilidade, Assessoria, Auditoria (Interna e Externa), Consultoria e Gestão de Riscos. Há 21 anos trabalha no Sicoob Central Cecremge, onde passou pelos cargos de auditor, assessoria técnica, gerente de auditoria, gerente de normas e atualmente gerente de controladoria e riscos. Atualmente coordeno o GET (Grupo de Estudo Técnicos) do Cooperativismo instituído pelo CRCMG.

 


Janilson Vaz. Executivo com vivência como CEO (Laboratório com filiais em MG e SP). Já tendo atuado como Conselheiro Fiscal pela BrasilPrev Previdência Privada, Segurador e Superintendente pela Minas Brasil Seguradora, Gerente Regional da Hewlett Packard, Conselho Municipal de Saúde. Participa em órgãos de classe na saúde suplementar e em governança. Mestre em Administração, com foco em Governança Corporativa em empresas de saúde suplementar. Professor universitário lecionando disciplinas de Planejamento Estratégico, Gestão da Qualidade, Política Públicas, Gerenciamento de Projetos e Programas, no MBA e graduação.

Fotos e Apresentações

Inscrições

As inscrições serão encerradas ao atingir o limite de 100 inscritos.

  • Obs.: para ter acesso ao certificado de participação do evento, é preciso fazer a inscrição de forma individual, informar um e-mail para cada inscrito.
  • Mais informações pelo e-mail: inscricao@sistemaocemg.coop.br