Imagem - Ocemg
Notícias

10ª edição da Corrida da Cooperação reúne 5 mil participantes na Lagoa da Pampulha

02/08/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Cerca de cinco mil atletas profissionais e amadores se reuniram no domingo, 31 de julho, na Praça Nova da Pampulha, em Belo Horizonte, para a 10ª edição da Corrida da Cooperação. O evento, realizado pelo Sistema Ocemg, fechou o calendário de comemorações do mês de julho, quando se celebra o Dia Internacional do Cooperativismo.

Com o intuito de promover a importância da prática esportiva para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, assim como divulgar o cooperativismo para a sociedade, o evento esportivo já faz parte das maiores corridas de rua da cidade.

“Com muita alegria e satisfação voltamos para as ruas da capital mineira com a Corrida da Cooperação. São 10 edições de celebração do esporte e da cooperação, com atletas e seus familiares integrando este cartão postal da cidade que é a Lagoa da Pampulha”, comemorou o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

Praticante de corrida e um grande incentivador do cooperativismo, o governador Romeu Zema participou da Corrida da prova de 5 km em um de 30 minutos. João Paulo da Costa Silva, cooperado da Coopresa, foi um dos 36 integrantes da comitiva da organização que participou da Corrida. Ele, que se diz sedentário, correu os 5 km e agora disse que está motivado a continuar a prática de esportes. “Corrida é saúde”, disse, lembrando que durante o trajeto viu outros participantes comentando que, em número de pessoas, era um dos eventos mais organizados dos quais tinham participado.

O casal Graciele Carvalho e Marlon de Paula treinam e participam juntos de eventos como corredores. Segundo Graciele, eles só não participaram de uma corrida da Cooperação em 10 edições. “Eu faço questão de participar, principalmente, pela doação de alimentos. Todas a competições poderiam aderir essa prática”, conta.

Com o diferencial de fomentar o lado social e a solidariedade, que são preceitos importantes do cooperativismo, a Corrida da Cooperação arrecadou dois quilos de alimentos dos atletas na hora da retirada do kit de participação. Ao todo, foram doadas mais de  10 toneladas com as inscrições, destinadas para 14 instituições sociais de BH e Região Metropolitana: Asilo Nossa Senhora da Piedade – Lar da Vovó; Associação Brasileira de Esclerose Tuberosa- ABET ; Centro de Educação e Profissão – Colméia; Associação de Pais de Amigos do Centro de Reabilitação- ASPAC; Associação Mineira de Reabilitação- AMR; APAE- Ibirité; Asilo Casa do Ancião; Creche Odete Valadares; Casa Aura; – Associação Unificada de Recuperação de Apoio – Casa Aura;  Instituição Espírita de Promoção da Criança – Abrigo Jesus; Instituto José Geraldo Gonçalves – Creche Lar de Maria Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belo Horizonte – APAE-BH; Lar Cristo Rei e Casa Abrigo São Francisco de Assis.

Primeiros colocados

O evento contempla provas de 3 km de caminhada, 5 e 10 km de corrida, masculino e feminino. Os primeiros colocados foram: Josy Castro (5 km feminino) e Patrícia Martins (10 km feminino); e Paulo Penina (5 km masculino) e Adriano Silva (10 km masculino).

Vencedora dos 10 km, Patrícia é atleta profissional patrocinada pelo Sicoob Crediara há cinco anos. “E melhor do evento é que ele une o esporte e ajuda as pessoas. Sem falar na estrutura da prova, que é muito bem-organizada, top de linha”, elogiou.

Para acessar as fotos e conferir o resultado da colocação no evento Clique Aqui.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg