Imagem - Ocemg
Notícias

Agora é lei! Sancionado PLP 27/2020 – uma conquista para o cooperativismo de crédito

25/08/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Mais uma conquista para o cooperativismo. Foi sancionada, no dia 24 de agosto, sem vetos a Lei Complementar 196/2022, que altera e moderniza a Lei das Cooperativas de Crédito (LC130/09). A partir desta vitória as cooperativas de crédito terão acesso a novas ferramentas para disponibilizar aos seus cooperados mais produtos, aprimorarão sua governança e a estrutura organizacional e, certamente, se desenvolverão ainda mais, ocupando maior espaço no Sistema Financeiro Nacional.

A LC 130/09 moderniza os conceitos da legislação sob três perspectivas: atividades e negócios; organização sistêmica; e gestão e governança do modelo. Entre outros pontos que podem ser conferidos integralmente clicando aqui.

Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato a aprovação da Lei é o resultado de um trabalho contínuo do Sistema OCB, SNCC, Banco Central do Brasil e Frencoop. “A aprovação da LC 130/09 certamente vai fomentar ainda mais as atividades de negócio das cooperativas de crédito e contribuirá para ampliar a eficiência e organização sistêmica do setor. Resultados como este mostram que o trabalho intercooperativo e a força do movimento é capaz de gerar grandes transformações”.

Sobre o Ramo Crédito Brasileiro

O cooperativismo de crédito possui grande relevância para o país e está cada vez mais em destaque no Sistema Financeiro, se apresentando como a principal instituição financeira para uma população estimada de 4,16 milhões de pessoas, somado ao fato de possuir a maior rede de atendimento no país (com 7.976 unidades), o sistema nacional de crédito cooperativo, se consolida com um dos principais agentes de inclusão financeira.

De acordo com o Anuário do Cooperativismo Brasileiro, em 2021, o cooperativismo de crédito somou 763 cooperativas, que englobam mais de 13,9 milhões de cooperados e geram 89 mil empregos diretos.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg