Imagem - Ocemg
Notícias

Aula inaugural do Curso Ópera traz palestras e debates importantes para as cooperativas

27/07/2021
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

A aula inaugural do Programa de Especialização em Desenvolvimento de Agentes em Cooperativas (Ópera) foi realizada pelo Sistema Ocemg no dia 20 de julho. Na ocasião, os 32 integrantes da terceira turma, após a retomada da iniciativa, assistiram apresentações de palestrantes sobre temas relevantes para o negócio cooperativo.

O Ópera, oferecido por meio de uma parceria entre Sistema Ocemg, Sebrae Minas e Faculdade Unimed, foi criado em 1998, passou por um hiato, e já soma 13 edições em sua história. O objetivo da especialização é oferecer ferramentas e conhecimentos para que os participantes possam atingir a gestão eficaz das cooperativas.

Durante o encontro, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, idealizador do Ópera quando atuava no Sebrae Minas, falou sobre o orgulho que sente da iniciativa e frisou: “o Ópera tem foco no comportamental e diz respeito a pessoa. Porém, quando estruturamos esta especialização, pensamos no negócio cooperativo, afinal, o lucro, o êxito econômico, é que vão viabilizar as ações sociais das cooperativas, diferencial do segmento”.

O superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, complementou que o programa tem em seu cerne a formação de gestores cooperativistas. Ele destacou também que “as cooperativas, são as principais parcerias do Sebrae Minas, principalmente na nossa bandeira que é a promoção do desenvolvimento econômico dos territórios do Estado”.

“Da nossa parte é uma satisfação participar de um curso com essa trajetória e colocar a marca da Faculdade Unimed associada a tão prestigiosas organizações”, ressaltou o diretor acadêmico da Faculdade Unimed, Fábio Gastal, que completou: “podem contar com o Sistema Unimed como parceira educacional do cooperativismo mineiro e brasileiro”.

Palestras

Para enriquecer os debates do Ópera, a programação contou com palestrantes que abordaram assuntos como gestão de crise, inteligência emocional e o sujeito como construtor da sua história.

Entre os convidados estava o tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Pedro Aihara, jovem que se tornou o rosto e a voz mais conhecidos por milhões de brasileiros que acompanharam as notícias sobre o rompimento da barragem em Brumadinho. Por meio de suas experiências, o tenente falou sobre o tema: o agente de soluções em situações de crise. Aihara iniciou sua fala dizendo que “ninguém chama bombeiros para tomar um café, quando elas nos ligam é porque algo muito grave ocorreu ou vai ocorrer”, disse. E, tendo como pano de fundo este cenário, ele explicou que, para que a equipe dos bombeiros funcione, é preciso que o propósito do trabalho seja vivenciado diariamente por cada membro do grupo; é necessário que busquem a excelência todos os dias, não deixando para ser excelentes nas horas mais críticas; e que trabalham a empatia, uma característica que pode ser exercitada até que faça parte da rotina da pessoa.

Já o escritor e mestre em psicologia Otávio Grossi, palestrou a respeito do assunto Inteligência Emocional para cooperação e performance. Na oportunidade, ele discorreu sobre uma pesquisa realizada com mais de 2 mil indivíduos, de diferentes nichos e atuações, que apurou a respeito: o que faz as pessoas felizes são as conquistas autênticas. “Para que a conquista seja autêntica, ela precisa ser sustentável, ser passível de monitoramento, gerar indicadores e ser inspiradora”, frisou sobre como cada pessoa precisa atuar com foco na própria satisfação e na sua contribuição com seu grupo de trabalho e de família.

Por fim, o coordenador do Ópera, professor Inocêncio Oliveira, destacou a importância da formação que o curso traz – aqueles que se graduam recebem a certificação em Agente de Desenvolvimento Cooperativista. O professor frisou a necessidade da união e da construção coletiva para o sucesso do curso e finalizou: “é difícil explicar o Ópera que não seja pela vivência”.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg