Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperados da Expocaccer ganham reconhecimento internacional

05/07/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O trabalho desenvolvido pelos produtores, cooperados da Expocaccer acaba de ganhar o reconhecimento internacional com a certificação de agricultura regenerativa. Trata-se da certificação da Regenagri®, programa internacional que tem como objetivo garantir a saúde e a preservação do solo.

As quatro únicas fazendas de café que conquistaram o selo no mundo pertencem ao quadro de cooperados da Expocaccer, sendo elas: Guima Café, Dois Irmãos (Evandro Sanches), Fazenda Farroupilha (Inácio Urban) e Agro Beloni (Fernando Beloni), sendo essa a primeira do mundo a conquistar a certificação na cafeicultura, em dezembro do ano passado.

A recente conquista reconhece os trabalhos com foco nas práticas sustentáveis que vêm sendo adotados há anos pelos cafeicultores do Cerrado Mineiro, conhecidos também pela qualidade dos grãos produzidos na região.

O programa segue critérios internacionais da certificadora britânica Control Union, atua na melhoria contínua para implementar e acompanhar as boas práticas agrícolas, avalia a responsabilidade ambiental e garante que os produtos são cultivados de forma sustentável, além de promover a conservação e saúde da terra com as práticas da agricultura regenerativa.

A certificação emitida pela empresa Control Union, presente em mais de 70 países, além de certificar e reconhecer as boas práticas, avalia o uso de tecnologias aliada às ações sustentáveis com foco na agricultura conservacionista.

Na Expocaccer, o incentivo às boas práticas agrícolas vem sendo realizada por meio de programas a exemplo da Jornada da Qualidade, Elas no Café e o Educampo.  Eles são pensados para promover a comunicação e integração com cooperados, parceiros, fornecedores e a sociedade em geral, de forma a promover capacitações, informações e troca de experiências sobre os mais diversos temas, inclusive sobre as boas práticas agrícolas.

“Desde a criação da Expocaccer, a qualidade é uma de suas principais características. Prezamos pela qualidade integral, ou seja, sustentabilidade e qualidade do café. Por este motivo, nossas ações são pautadas em atividades que promovam uma cafeicultura responsável, em todos os seus níveis: ambiental, social e econômico”, explica o superintendente da Expocaccer, Simão Pedro de Lima.

Dentre as vantagens da prática restaurativa na cafeicultura, está a redução de insumos químicos, produção de alimentos de melhor qualidade, diminuição dos custos, equilíbrio do bioma e redução das emissões de carbono.

O aumento da produção de cafés sustentáveis por parte dos seus cooperados permitiu à Expocaccer conquistar os selos orgânicos: brasileiro, europeu, americano e japonês. Há menos de 1 mês estes selos passaram por uma recertificação, reafirmando, assim, que a cooperativa se mantém habilitada a armazenar e comercializar os cafés de produção orgânica aos países mais exigentes do mundo nos quesitos qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade.

Em 2021, a Expocaccer teve destaque no Prêmio Região do Cerrado Mineiro de qualidade de cafés com a colocação em primeiro lugar, na categoria Natural, com um café orgânico, do cooperado Ricardo Bartholo. Além do ineditismo de ter um café orgânico campeão no concurso de qualidade da região, o cafeicultor bateu o recorde de saca de café de maior valor arrematado no leilão.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg