A Unimed-BH tem investido na aproximação de colaboradores e médicos dos clientes com uma ação simples, mas bastante efetiva. Agora, as equipes que atuam no atendimento de pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19, podem utilizar uma foto própria – envolvida em um envelope plástico lavável e apto para higienização – por cima do avental.
A ideia surgiu a partir da realidade que o novo coronavírus impôs aos profissionais de saúde. Em uma unidade hospitalar, a rotina de atendimento dos profissionais de saúde mudou com a pandemia. Para garantir a segurança, é necessário o uso de máscara, luvas, óculos e avental descartável. Apesar de protegidos, o uso de todos esses Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) também deixa esses profissionais praticamente irreconhecíveis – e consequentemente mais distantes dos pacientes.
A iniciativa já ganhou a adesão de diversos profissionais da rede própria da cooperativa e se mostra bem-sucedida no sentido de humanizar o atendimento e trazer mais bem-estar, tanto para a equipe, quanto para o paciente.
“A cooperativa tem seguido rigorosamente os protocolos dos órgãos de saúde e tem fornecido todos os equipamentos de proteção individual necessários para a segurança das equipes. O nosso cuidado passa também pela humanização do atendimento. Por isso, nesse momento em que não é possível ter a visualização do rosto de quem cuida lançamos essa iniciativa que representa um valor muito importante para nós e que contribui para o contato humano: ver o sorriso, o olhar, o rosto do profissional. Incluir as fotos nos capotes trouxe mais humanidade no atendimento ao paciente. O resultado foi extremamente positivo para as equipes e para quem está sendo atendido”, afirma o diretor de Serviços Próprios da Unimed-BH, Múcio Pereira Diniz.