Imagem - Ocemg
Notícias

Conseleite-MG realiza seminários sobre valor de referência do leite em três cidades

25/06/2019
Imagem - Ocemg

Os primeiros Seminários do Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Estado de Minas Gerais (Conseleite-MG) foram realizados neste mês. Os encontros ocorreram em Bom Despacho e Pompéu, no dia 13 de junho, e em Sete Lagoas, em 14 de junho. Ao todo, cerca de 120 produtores dos municípios e regiões do seu entorno marcaram presença.

De acordo com a analista do Sistema Ocemg Diana Oliveira o objetivo da iniciativa é explicar como funciona o Conselho, como se chega aos valores de referência do leite e os benefícios para o produtor rural.

Os seminários contaram com a participação dos professores da Universidade Federal do Paraná, Roberto Canziani e Vânia Di Addario Guimarães, que desenvolveram o sistema que calcula os valores de referência do leite.  Eles ensinaram o público como fazer o cálculo levando em conta a qualidade e a quantidade da produção de cada um. Os professores fizeram também uma apresentação sobre o cenário de mercado e as tendências para o setor.

Representantes das cooperativas Sicoob Credipeu e Coopel de Pompéu; Coopersete (Sete Lagoas), e Cooperbom (Bom Despacho), marcaram presença nos seminários. De acordo com Moacir Eustáquio Teixeira, presidente da Cooperbom, a palestra ministrada durante o evento contribui para sanar questões sobre o Conselho e respondeu as principais dúvidas dos produtores. Teixeira ressaltou ainda que acredita que o valor de referência será um passo importante para o setor.

Para este ano, estão previstos outros 12 seminários do Conseleite-MG nas principais regiões produtoras de leite do Estado. Os próximos encontros serão em 18 e 19 de julho, em Barbacena e Ponte Nova, respectivamente.

Valor de Referência

O valor de referência do leite é fixado mensalmente pelo Conseleite-MG e leva em consideração o custo de produção do produtor rural e o custo de transformação pela indústria que compra o leite. Ele serve de base para a negociação entre produtores e indústrias, porém, o preço real, alcançado pelo produtor, ainda depende de aspectos como como volume, qualidade da produção, sua fidelidade junto ao laticínio, entre outros.

No site do Conseleite-MG, o produtor consegue fazer o cálculo do valor de referência da sua produção de maneira personalizada, mês a mês, sendo necessário informar dados como – volume médio diário e análise da qualidade do leite, para que o sistema calcule seu valor de referência.

Megaleite

Belo Horizonte sediou, no período de 19 a 22 de junho, no Expominas, o maior evento da pecuária leiteria do país, a 16ª edição da Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite). Dentro da programação, foi realizada uma Audiência Pública da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa (ALMG), no Auditório do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

O Sistema Ocemg participou, representando as cooperativas mineiras do segmento, por meio do analista institucional Geraldo Magela e da analista Diana Oliveira. A finalidade da audiência foi debater a recente Instrução Normativa GM/Mapa nº 77/2018, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que estabelece os critérios e procedimentos para a produção, o acondicionamento, a conservação, o transporte, a seleção e a recepção do leite cru no Estado.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg