Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperadas produtoras da Expocaccer e Carpec são premiadas em festival durante a Semana Internacional do Café

29/11/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

No dia 18 de novembro, o Festival Elas no Cerrado Mineiro, concurso de qualidade de cafés produzidos por mulheres, premiou cooperadas da Expocaccer e Carpec, reforçando a crescente representatividade feminina na primeira denominação de origem para a cafeicultura do Brasil.

A revelação do prêmio ocorreu durante a Semana Internacional do Café 2022 (SIC), no estande da Região do Cerrado Mineiro, organizado pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado e pelas cooperativas e associações do Sistema Região do Cerrado Mineiro (RCM).

Na ocasião, foram apresentadas 144 amostras de café do concurso, sendo 10 classificadas para a fase final. Entre as campeãs, estão duas cafeicultoras da mesma família e de uma mesma cooperativa: Ercília Mafra Naimeg, que ficou com o primeiro lugar com um café de 90,4. e Natália Naimeg, que se classificou em terceiro lugar com um café de 89,1 pontos, ambas cooperadas da Expocaccer. O segundo lugar ficou com a cafeicultora Roberta Soares Pereira da Carpec, premiada com um café de 89,75 pontos na bebida. O Festival destacou também as três primeiras colocadas de cada cooperativa.

O Festival Elas no Cerrado Mineiro foi o primeiro da Região e se consagrou por envolver experientes cafeicultoras e estimular a participação de novas gerações de produtoras.

“É a primeira vez que participo do concurso, foi uma experiência emocionante e muito gratificante, o concurso nos faz ter cada dia mais amor ao café e reforça cada vez mais a importância da mulher na produção de cafés especiais. Parabenizo a Expocaccer e todas as cooperativas envolvidas pela iniciativa e por apoiar o projeto Elas no café e todas as ações que promovem a participação das mulheres na nossa região”, ressalta Natália Naimeg.

A cerimônia de revelação das campeãs reuniu cafeicultores, representantes das cooperativas e associações da RCM, torrefadores, cafeterias, além de empresas do segmento café nacionais e internacionais. Apresentaram amostras no Festival Elas no Cerrado Mineiro as esposas, filhas, netas e familiares de associados às cooperativas do Sistema RCM.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg