Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperado da Expocaccer conquista certificação de agricultura regenerativa na cafeicultura

11/01/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Fernando Nogues Beloni, cooperado da Expocaccer, foi destaque em âmbito internacional, no mês de dezembro, pela conquista do título de primeira fazenda de café do mundo com certificação de agricultura regenerativa.

O feito, concedido pela certificadora britânica Control Union, valida as práticas sustentáveis realizadas há mais de três anos na propriedade com foco no aumento da saúde do solo, estímulo da biodiversidade, controle da emissão de gases de efeito estufa e do sequestro de CO2.

De acordo com o cafeicultor, o interesse pela agricultura regenerativa aconteceu de forma natural e a busca pela certificação foi instigada por meio da comercialização do seu café pela Expocaccer a uma empresa francesa que externou o interesse pela certificação. No total, após submeter a fazenda ao processo de obtenção da certificação, Fernando Beloni esperou cerca de três meses para o resultado.

A agricultura regenerativa utiliza processos de produção que restauram o solo, melhoram a biodiversidade entre os polinizadores naturais (abelhas e borboletas) e ampliam a captação de carbono no solo, obtendo assim benefícios ambientais duradouros. Para quem produz, a agricultura regenerativa permite um aumento na produção de cafés e na rentabilidade do negócio, com a valorização dos grãos.

Para os consumidores, cada vez mais atentos à origem e qualidade dos alimentos que chegam às mesas de suas casas, os cafés originados de uma produção regenerativa oferecem um produto mais saudável, além de conectá-los a um conjunto de valores e processos que envolvem um produto ético e ambientalmente responsável.

Segundo Beloni, não foi difícil conseguir a certificação, uma vez que as práticas sustentáveis estão presentes na forma de produção dos cafeicultores do Cerrado Mineiro. O Presidente da Expocaccer, Gláucio de Castro, ressalta que a certificação concedida ao Fernando Beloni consolida a iniciativa do produtor e vem também como uma inspiração para a cooperativa e seus cooperados.

O aumento na demanda da produção de cafés sustentáveis por parte dos seus associados fez com que a Expocaccer conquistasse os selos orgânicos brasileiro, europeu, americano e japonês. Isso habilita a cooperativa a armazenar e comercializar os cafés de produção orgânica de seus cooperados aos países considerados os mais exigentes do mundo nos quesitos qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade.

 

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg