Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperativas da Fecoagro Leite Minas participam de encontro no Centro de Treinamento do Sistema Ocemg

14/02/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

A fim de buscar caminhos para o crescimento do setor, um dos mais afetados pela alta de preços dos insumos, cooperativistas e lideranças da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Leite de Minas Gerais (Fecoagro Leite Minas) participaram, no dia 9 de fevereiro, de encontro no Centro de Treinamento do Sistema Ocemg, em Belo Horizonte. O grupo, integrado por representantes de cooperativas de diferentes regiões do Estado, participou primeiro de workshop sobre os programas de gestão e educação do Sistema Ocemg. À tarde, eles se reuniram para discutir ações que possam ser implementadas para o enfrentamento dos desafios.

“Não temos como reduzir o preço dos insumos, são commodities internacionais, é a lei da oferta e da procura, mas podemos ajustar as gestões das propriedades e orientar os produtores a terem orientações cada vez mais eficazes ou técnicas, com controles mais pormenorizados, melhorando produtividade por hectare, por unidade de animal, para termos resultado”, disse o presidente da Cemil e Fecoagro Leite Minas, Vasco Praça Filho.

O vice-presidente do Sistema Ocemg, Samuel Flam, abriu o evento citando os desafios econômicos enfrentados pelo Brasil e o mundo em razão da pandemia de Covid-19 e a Guerra da Ucrânia, além das mudanças impostas pela entrada no mercado dos mecanismos de inteligência artificial. “Outra coisa que mexeu com o nosso modo de pensar foi o que aconteceu com o balanço das Americanas. Qual é o padrão de confiança que a gente deve ter ao investir?”, questiona Flam.

Mas mesmo diante de tantas mudanças, na visão de Samuel Flam, não vale desistir.  “Muito mais que ter mudanças em uma era, é importante saber de que maneira é possível evoluir. Vamos enxergar todos as nossas oportunidades, porque a longo da história sempre houve dificuldades. A capacidade humana é o que nos difere da inteligência artificial, é que vai fazermos evoluir, crescermos nos nossos negócios”, disse.

Em seguida, o superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti Lages, destacou o papel da entidade em defesa dos interesses do cooperativismo, promoção da educação e capacitação de dirigentes, cooperados e empregados, além de apresentar soluções institucionais para as cooperativas.   Ele citou também o engajamento do Sistema Ocemg em questões ambientais e sociais. A entidade é signatária do Pacto Globo da ONU desde 2018.

O analista de monitoramento de Cooperativas, Walison da Mata, destacou a importância de as cooperativas preencherem e enviarem o formulário para a produção do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro, lembrando que são dados importantes para mostrar relevância também da produção leiteira do Estado, além de servir como uma bússola para a entidade traçar ações para o aprimoramento do setor cooperativista.

Andréa Sayar, gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável da entidade, encerrou o workshop discorrendo sobre a capacitação nas cooperativas. Citou o grande leque de cursos oferecidos pela entidade e a importância também da intercooperação (a união entre todas as cooperativas do setor de produção leiteira) para o crescimento do segmento.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg