Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperativas do Vale do Aço investem em difusão do cooperativismo nas escolas

02/10/2019
Imagem - Ocemg

No dia 21 de setembro, foi realizada, na sala de treinamentos do hipermercado Consul, mais uma edição da Capacitação em Cooperativismo para professores de cinco escolas de rede pública da região do Vale do Aço. A iniciativa integra o projeto do Dia C denominado Semeando o Cooperativismo, desenvolvido pelas cooperativas Unimed Vale do Aço, Consul, Sicoob Vale do Aço e Sicoob Cosmipa.

O projeto incentiva a disseminação dos princípios e valores do cooperativismo para profissionais e alunos da rede de ensino fundamental da região. Após a capacitação, os professores poderão repassar os ensinamentos aos estudantes, esclarecendo como é a atuação das cooperativas, sua importância e como elas contribuem para o desenvolvimento da sociedade.

“Muitas pessoas não sabem qual o papel que as cooperativas desempenham. Vimos, então, a necessidade de difundir a cultura e valores cooperativistas. Os princípios de democracia, solidariedade e autonomia, que estimulam o desenvolvimento, a colaboração e cooperação entre diversos setores são questões inseridas no cooperativismo e que devem ser ensinadas para as nossas crianças”, explica a assistente social da Unimed Vale do Aço, Kátia dos Anjos.

Foram realizados três encontros no total, em que foi apresentada, de forma lúdica e educativa, a história do cooperativismo, desde a criação da primeira cooperativa do mundo até os dias atuais.

Para encerrar os trabalhos, será realizado um concurso de redação sobre o tema cooperativismo com os alunos das escolas participantes. O resultado sairá no dia 11 de outubro, premiando instituição de ensino, professor e aluno vencedores com quantias em dinheiro.

As escolas que integraram a ação foram escolhidas pelas cooperativas envolvidas no projeto. A ideia é estender a ação a outras instituições públicas de ensino nos próximos anos.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg