Imagem - Ocemg
Notícias

Iniciado o prazo para envio de dados para produção do Anuário do Cooperativismo Mineiro

12/01/2021
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

As cooperativas mineiras têm até o dia 31 de março para enviarem dados para produção da 16ª Edição do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro. O envio das informações é feito via acesso ao Sistema de Informação Gerencial (SIG), clicando aqui. Ao acessar, é preciso clicar na aba Anuário, depois em Menu Cooperativa, e proceder o preenchimento. Em caso de dúvidas, as cooperativas devem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

“É muito importante que as cooperativas envie os dados, pois é por meio dos subsídios fornecidas por elas que reunimos as informações e é feita a consolidação e apresentação dos dados que confirmam o quanto o cooperativismo é forte”, reforça Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg.

O Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro, organizado desde 2006 pelo Sistema Ocemg, detalha o ranking das maiores cooperativas mineiras e os principais indicadores do setor, fazendo um registro anual do desempenho do cooperativismo do Estado.

Desde 2018, a organização também disponibiliza todos os indicadores do setor pelo aplicativo Cooperativismo em Minas, que é gratuito e pode ser baixado na App Store e no Google Store. Em 2020, a ferramenta foi atualizada com as funcionalidades da calculadora do valor de referência do leite e com o catálogo de produtos e serviços de cooperativas.

Números

De acordo com a 15ª edição do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro, em 2019 as cooperativas com sede em Minas Gerais movimentaram um total de R$ 60,8 bilhões – crescimento de 13,3% em relação a 2018, quando foram registrados R$ 53,6 bilhões. Também é destacada a participação do setor no Produto Interno Bruto (PIB) estadual, que ficou em 9,6%.

A publicação aponta que o cooperativismo segue também como um grande gerador de postos de trabalho, com um crescimento de 5% no quadro funcional, ultrapassando a marca de 45 mil pessoas empregadas. Em 2019, o segmento registrou ainda um crescimento de 10% no número de cooperados em Minas, o que equivale a 200 mil novos membros.

 

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg