Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperativas participam de imersão do Projeto Intercooperação na Prática

10/05/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Dez cooperativas mineiras de diferentes ramos participaram, nos dias 3 e 5 de maio, da primeira imersão do Projeto Intercooperação da Prática, que consiste em uma série de visitas às cooperativas integrantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) para troca de experiências e aprendizado. O Sicoob Credicom foi a cooperativa anfitriã nesta edição da iniciativa e recebeu os participantes do projeto, apresentando boas práticas em diferentes setores da organização.

Este novo formato de interação foi lançado pelo Sistema Ocemg este ano, a partir da vivência com as cooperativas participantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e com destaque no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão.

Os presidentes do Sistema Ocemg e Sicoob Credicom, Ronaldo Scucato e João Augusto Oliveira Fernandes, falaram ao grupo na abertura do encontro. Para Scucato, as cooperativas de diferentes ramos precisam dialogar entre si e o formato de vistas é propício para esta conversa e para a intercooperação.

Já Fernandes apresentou a Credicom, maior cooperativa da área de saúde do país e maior de Minas no ramo Crédito, com 36 agências e 70 mil cooperados. “Nós não perseguimos números, mas o cooperativismo, a transparência e a intercooperação, os números são consequências”, frisou.

A programação da visita contemplou apresentações de diversas áreas da cooperativa como Controles Internos, Compliance, Produtos e Serviços, Desenvolvimento de Pessoas, entre outras.

Luciano Guimarães, presidente do Sicoob Crediuna, esteve presente e reforçou que “a intercooperação é fundamental no sistema cooperativista, é a forma mais fácil de levar e trazer informações entre as cooperativas”. Para Júlio Andrade, presidente do Sicoob Credifor, que começou recentemente no PDGC, o case do Sicoob Credicom é importante para visualizarem pontos de melhoria e também para que o grupo de cooperativas de Crédito possam se padronizar cada vez mais.

Para Marcos Leisson, presidente da Coopmetro, participar do projeto é acumular conhecimento e estar sempre aprendendo com as boas práticas das outras cooperativas. Na mesma linha Maristela Nogueira, diretora Administrativa da Unimed Circuito das Águas, ressaltou que o projeto é importante para oportunizar, mesmo que entre cooperativas de diferentes ramos, as experiências umas das outras: “isso sempre traz uma ideia nova, que acabamos implementando na nossa organização. Muitas delas não são possíveis de implementarmos da mesma maneira, mas podemos adequá-las ao nosso negócio”, finalizou.

Ao longo do ano, o Sistema Ocemg seguirá com as visitas de imersão nas cooperativas anfitriãs e o próximo encontro já está marcado para junho. Para mais informações sobre a iniciativa, entre em contato na Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas pelo telefone: 31. 3025-7072.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg