Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperativismo brasileiro marca presença na VI Cúpula Cooperativa das Américas

08/11/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O presidente Márcio Lopes de Freitas e representantes do Sistema OCB, juntamente com os dirigentes das cooperativas brasileiras, participaram da VI Cúpula Cooperativa das Américas, realizada de 24 a 29 de outubro, em Assunção, no Paraguai.

A presidente da Coopresa, Lívia Maria, representou o cooperativismo mineiro no evento e ressaltou que “participar da VI Cúpula Cooperativa das Américas foi um marco na história da Coopresa pois, além ter sido um momento de grande aprendizado, de poder sentir as tendências, foi para nós uma experiência de intercooperação com várias outras cooperativas de trabalho, conhecendo a forma como estão organizadas, como capacitam os cooperados e como estão lidando com o pós-pandemia. Tivemos a oportunidade também de divulgar o nosso trabalho e isso nos proporcionou inúmeras trocas. Voltamos com oportunidades de desenvolvimento para nossa cooperativa, para atendimentos na Argentina, Uruguai e Costa Rica”.

Durante o evento, patrocinado pelo Sistema OCB, também foi eleita nova presidência e conselheiros de Administração da Aliança Cooperativa Internacional das Américas (ACI Américas) para um mandato de quatro anos. Na ocasião, o presidente da Uniodonto do Brasil, José Alves de Souza Neto, foi eleito primeiro vice-presidente da entidade. O nome do presidente da Uniodonto do Brasil foi indicado para representar o país pelas sete entidades membro da ACI-Américas que inclui, além da própria Uniodonto, o Sistema OCB, a Unimed do Brasil, a Confederação Nacional Unimed, A Sicredi Pioneira, a Cooperativa de Profissionais de Saúde de Ribeiro Preto (Comerp) e o Seguros Unimed. Graciela Fernández Quintas foi reconduzida por unanimidade ao cargo de presidente da ACI-Américas.

Com o tema “O compromisso cooperativo de reconstruir e cuidar de nossa comunidade local e global”, a Cúpula foi dividida em três eixos principais: Identidade Cooperativista; Reativação e Integração Econômica; e Sustentabilidade e Mudanças Climáticas, painel em que o presidente Márcio Lopes de Freitas fez uma palestra. Segundo ele, o cooperativismo brasileiro tem muito a contribuir e a absorver em experiências de outros países.

A abertura da Cúpula foi feita pela presidente reeleita da ACI Américas, Graciela Fernández Quintas, o presidente da ACI, Ariel Guarco, e o diretor Regional de Cooperativa das Américas, Danilo Salerno. Além da palestra do presidente do Sistema OCB, o evento contou com exposições do coordenador de Relações Internacionais, João Marcos Silva Martins, e do consultor ambiental, Leonardo Papp.

Em continuidade à VI Cúpula, também em Asunción, ocorreu, entre 27 e 29 de outubro, o Congresso Cooperativo de Direito com o tema “Identidade cooperativa e direito cooperativo no pós-pandemia”.

(Com informações do Sistema OCB)

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg