Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperativismo celebra Dia Mundial do Leite com números significativos

01/06/2021
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Hoje (1º de junho), é celebrado o Dia Mundial do Leite, data criada em 2001 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), com o objetivo de incentivar o consumo de lácteos pela população mundial. Minas Gerais é a principal bacia leiteira do país, com uma produção em torno de 9 bilhões de litros por ano, respondendo por 26% do volume nacional. Minas também se destaca na produção de queijos artesanais, que projetam o nome do Estado e do país mundo afora.

E as cooperativas mineiras têm grande participação nesses números, sendo responsáveis por 19,57% do leite produzido em Minas Gerais, de acordo com dados do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro referente ao ano de 2019. Atualmente, das 197 cooperativas do ramo agropecuário registradas no Sistema Ocemg, 91 são do setor leiteiro. Elas congregam mais de 96.500 cooperados mineiros e geram 8.655 empregos.

“O setor agropecuário é o motor da economia brasileira e as cooperativas de produtores de leite têm grande participação neste feito. Mesmo em tempos de pandemia, o segmento se manteve firme para abastecer a população e não deixou de crescer mesmo perante as adversidades”, analisa o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

De acordo com Vasco Praça Filho, presidente da Federação das Cooperativas de Agropecuárias de Leite de Minas Gerais (Fecoagro Leite Minas), os brasileiros têm um compromisso com os produtores de leite antepassados devido a sua contribuição para o desenvolvimento do país ao longo dos anos. Ele ressalta ainda que o cooperativismo é a solução para a retomada econômica frente às crises sanitária e política vividas, por meio da inovação, do empreendedorismo e da união dos produtores de leite do Estado. Ao todo, a Federação conta com 28 cooperativas filiadas.

Queijo Minas Artesanal

Um importante derivado do leite é o Queijo Minas Artesanal e, como parte das ações do Sistema Ocemg visando a valorização deste produto, no dia 21 de maio, a organização foi representada pela analista da Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas da organização, Diana Oliveira, na reunião do grupo de entidades que elaborou o Parecer Técnico de Revalidação do Título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Ela explica que, a cada 10 anos, as condições atuais do bem passam por uma reavaliação com vistas em atualizar o que foi sendo modernizado com o passar dos anos. O Sistema Ocemg foi uma das organizações ouvidas na reavaliação, assim como a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa-MG), Emater-MG, Cooperserro, Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan), entre outras.

O grupo se reúne desde 2019 e o resultado foi o parecer técnico que será enviado para o Iphan em Brasília e, no caso de aprovação total pelo órgão, será publicado no Diário Oficial da União (DOU). A partir da publicação, serão contados 30 dias para eventuais manifestações sobre o documento que passará pelo processo de decisão sobre a Reavaliação do Título de Patrimônio Cultural do Brasil do bem cultural registrado.

Ao longo dos anos, o Sistema Ocemg apoia e fomenta a produção do Queijo Minas Artesanal por meio de iniciativas como o patrocínio dos exames de tuberculose, brucelose, da qualidade da água e do queijo para produtores de cooperativa; apoio e participação como jurado do Concurso Queijo Minas Artesanal e também disponibilização do Guia Técnico para Implementação de Boas Práticas de Fabricação em Unidades de Produção de Queijo Artesanal. Além do trabalho de representação institucional em órgãos e nas revisões de decretos do setor, como o de número 9.918/19, que estabelece diretrizes para concessão do Selo Arte pelo IMA, permitindo que os produtos artesanais de origem animal realizem o comércio interestadual, desde que estejam submetidos à inspeção sanitária.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg