Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperativismo integra programação de Encontro Internacional pela Felicidade e Bem-Estar

01/12/2020
Imagem - Ocemg

No período de 23 a 27 de novembro, o Instituto Movimento pela Felicidade e parceiros promoveram o 7º Encontro Internacional de Felicidade e Bem-Estar.  O evento contou com uma programação intensa, com convidados que trouxeram temas que fomentaram a criação de uma nova plataforma de conhecimento, inspirada na ciência da felicidade e ancorada em pesquisas realizadas no Brasil e em outros países.

Por entender que a felicidade e o bem-estar das pessoas impactam diretamente no resultado das organizações, o Sistema Ocemg marcou presença no encontro tanto como patrocinador, quanto com representantes da entidade nos painéis de discussão propostos. A programação dos cinco dias foi dividida em três eixos-temáticos: Pessoas Resilientes, Organizações Humanizadas e Cidades Felizes.

Contribuindo com a programação, a gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Andréa Sayar, apresentou o Programa Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC), cujo foco é viabilizar a mensuração e a adoção de estratégias voltadas para a gestão de pessoas nas organizações cooperativas. “Nós trouxemos como eixo do programa, a Felicidade Interna Bruta, termo cunhado pelo quarto rei do Butão, Jigme Singye Wangchuck, nos anos 70. Ele traz pilares que conversam com nossos valores: nós queremos promover o desenvolvimento econômico, mas não queremos isso a qualquer custo. Desejamos que ele seja equilibrado, e que a responsabilidade social, a preservação ambiental sejam valores fortes”, frisou.

No painel Sustentabilidade, o presidente do Sicoob Aracoop, Ramiro Ávila, e a analista da Gerência de Educação e Desenvolvimento Sustentável, Rouzeny Zacarias, apresentaram o caso de sucesso de Morada Nova de Minas.

Eles contextualizaram o Programa de Desenvolvimento Sustentável Local, que contribui para o incremento da produção de Morada Nova de Minas, região que é a segunda maior produtora de tilápia do país. De acordo com Ávila, a escolha da Morada Nova de Minas se deu a partir da aglutinação do Sicoob Aracoop com o Sicoob São Francisco. O local é banhado pela represa de Três Marias e com grande potencial da psicultura. “A cooperativa, preocupada com a melhoria de vida e a felicidade das pessoas se uniu a parceiros, entre eles o Sistema Ocemg, que encabeça o projeto com a gente, para realizar esse trabalho”, frisou.

A iniciativa visa, com as bases do cooperativismo, promover o empoderamento e a cooperação entre os atores locais ligados à produção da tilápia, bem como a educação continuada desses profissionais, a revalorização territorial e o agir local em uma perspectiva global. “Nossa preocupação no cooperativismo é gerar legado para as futuras gerações”, complementa Rouzeny.

 

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg