Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperativismo mineiro celebra Dia Mundial da Agricultura

22/03/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Uma das atividades de maior relevância para a sobrevivência das pessoas é celebrada neste mês de março. No último domingo, dia 20, comemorou-se o Dia Mundial da Agricultura e o Sistema Ocemg preparou um balanço sobre a importância do agro e das cooperativas que são parte insubstituível desta engrenagem.

“A agricultura é uma das atividades mais antigas da história. Quando o ser humano aprendeu a cultivar o seu alimento, experimentou uma grande evolução e, até os dias de hoje, o agronegócio é um dos principais agentes mantenedores da econômica mundial”, ressalta o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, destacando ainda que “ao longo dos anos, o cooperativismo trouxe para a agropecuária uma forma de atuar em cooperação, trazendo desenvolvimento, representação e fortalecimento no mercado para os produtores rurais”.

Em Minas Gerais, 25% das cooperativas do Estado são agro, ramo que representa 8% dos cooperados e 35% dos empregos gerados pelo cooperativismo mineiro. Esses dados fazem parte do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro, lançado anualmente pelo Sistema Ocemg.

A publicação aponta que o café está entre os principais produtos advindos do cooperativismo agropecuário, somando 56,8% da produção em todo o Estado, seguido da borracha natural, com mais de 28% da fatia da produção, e do algodão, com 27,13%. Além disso, passam pelas cooperativas mineiras produtos como ervilha, cenoura, abacate, alho, soja, milho, entre outros.

Minas é também muito forte na pecuária e, para tal, conta com as cooperativas para congregar e fortalecer os produtores de leite. Para se ter uma ideia, 19% da produção de leite passa pelas cooperativas mineiras, assim como 8,86% da produção de suínos e 6,98% da produção de própolis.

De acordo com o último levantamento do Sistema Ocemg, as exportações de 20 cooperativas agro mineiras somaram R$ 4,2 bilhões, comercializando com 54 países diferentes. Foram mais de 369 toneladas de café; 1,1 mil toneladas de carne suína; 333 toneladas de algodão e mais de 8,1 quilos de própolis negociados no mercado internacional.

Resultado disso é o crescimento do setor cooperativista agropecuário mineiro. Atualmente, as cooperativas do ramo apresentam uma participação de 17,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio mineiro. A movimentação econômica do segmento experimentou um crescimento de 60% nos últimos cinco anos, totalizando R$ 26,87 bilhões em 2020, último ano analisado pela entidade.

“E a tendência é que o cooperativismo agropecuário siga crescendo, tendo em vista que a atividade agropecuária é um dos pilares econômicos no país e no Estado, sendo um dos poucos que segue fortalecido mesmo diante de tamanhas intempéries climáticas, sanitárias ou políticas”, comenta Scucato. “E o papel do Sistema Ocemg é promover a capacitação dos colaboradores e cooperados, a representação das demandas e anseios das cooperativas e produtores perante os governantes, bem como a divulgação do excelente trabalho feito por elas no desenvolvimento desta que é uma das principais atividades para a manutenção da vida da população”, finaliza.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg