Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperativistas mineiros concluem formação Aceleradora de Projetos Sociais em Lisboa

10/03/2020
Imagem - Ocemg

Uma comitiva formada por 12 representantes do cooperativismo mineiro, composta por cooperativas participantes do Dia C, sorteadas no Seminário de Responsabilidade Social das Cooperativas em dezembro, participaram no período 2 a 4 de março, na Universidade Católica de Lisboa, em Portugal, do curso de formação Aceleradora de Projetos Sociais. A iniciativa prepara os participantes no sentido de orientar a gestão das cooperativas na busca por novas oportunidades, bem como desenvolver competências de Empreendedorismo Social, desenhar e implementar negócios com lucro e impacto.

O curso foi coordenado pelo professor Filipe Santos – referência na área do empreendedorismo social, e que esteve presente em Belo Horizonte como palestrante no evento de lançamento do PDGC realizado pelo Sistema Ocemg no último mês de fevereiro. A metodologia adotada no curso inclui exposição de casos de sucesso, exercícios em grupo, entre outras atividades.

A comitiva ainda integrou uma etapa de intercâmbio para conhecer experiências cooperativistas de sucesso, visitando, na França, o Le Relais Pation Restauration que, em dezembro de 2011, foi transformado em Sociedade Cooperativa, e desde então tem a finalidade de capacitar e integrar pessoas em seu centro de treinamentos de formação no setor de alimentação, além de oferecer um restaurante com serviços de qualidade, obedecendo aos princípios do cooperativismo. O centro já capacitou mais de duas mil pessoas entre homens e mulheres franceses e imigrantes de outros países, com idade a partir dos 16 anos. Finalizando o intercâmbio, o grupo visitou também o museu de Rochdale, na Inglaterra, que integra o berço mundial do cooperativismo.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg