Imagem - Ocemg
Notícias

Desenvolvimento Sustentável: uma frente de atuação vigorosa do cooperativismo

10/05/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O Sistema Ocemg e as cooperativas mineiras estão em constante contato com as comunidades nas quais atuam, visando atendê-las em suas particularidades e levar prosperidade para a população.

Focadas em promover o desenvolvimento econômico e social, as cooperativas impactam positivamente as comunidades ao seu redor. Além de gerarem resultados para os cooperados, elas retornam parte de seus ganhos para a sociedade, fomentando uma cadeia de prosperidade social que envolve todos, por meio da cooperação.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, define bem a ideia quando afirma que “não é possível construir um paraíso social, em cima de uma ruína econômica”, motivo pelo qual as cooperativas têm se destacado tanto nas últimas décadas. “Temos empreendimentos sólidos, eficientes e autênticos, comprometidos com os valores cooperativistas de responsabilidade social e ajuda mútua”, acrescenta.

Com essa visão, o Sistema Ocemg investe em projetos e programas que envolvem as cooperativas em ações que promovem sustentabilidade, fortalecem a economia e as cadeias produtivas locais, geram trabalho e renda e respeitam as questões ambientais.

De acordo com a gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Andréa Sayar, “a organização trabalha suas iniciativas com um olhar para dentro: cooperados, empregados, dirigentes, conselheiros, e depois para fora: a comunidade em que a cooperativa está inserida e seu entorno. Assim, as ações que passam pela Educação Cooperativa e pelo Desenvolvimento Sustentável são mais completas e alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

O resultado são iniciativas para diferentes públicos, como, por exemplo, Programa Nacional Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC), estimulando e apoiando a busca pelo bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores, cooperados e dirigentes.

A organização também realiza ações para a valorização da participação de jovens e mulheres no cooperativismo, trazendo para esses públicos um lugar de fala em que consigam compreender a cooperativa e seu papel nela, como indivíduos que darão continuidade e perenidade às ações por elas desenvolvidas.

Com o olhar para fora da cooperativa, o Sistema Ocemg tem programas como o Coop Encena, o Dia de Cooperar (Dia C) e o Coopsportes, que alcançam a sociedade.

A matéria Especial do Jornal Cooperação de Abril detalha as ações de promoção do desenvolvimento sustentável que o cooperativismo mineiro desempenha nas comunidades. Clique aqui e leia o texto na íntegra.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg