Imagem - Ocemg
Notícias

Dia de Cooperar 2021 beneficia mais de três milhões de pessoas em Minas Gerais

17/01/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Na 12ª edição do Dia de Cooperar, as cooperativas mineiras mais uma vez estiveram engajadas e fizeram a diferença na vida de milhares de pessoas em centenas de cidades mineiras. Mesmo diante das limitações ainda impostas pela pandemia da Covid-19, cada ação foi pensada e elaborada para ajudar, mostrando o quanto as cooperativas são comprometidas com a sociedade.

Em 2021, o Dia C registrou em Minas Gerais 295 cooperativas participantes, que realizaram 252 projetos em 389 municípios. Ao todo, 28.375 voluntários foram mobilizados. O esforço culminou em mais de 3,2 milhões de pessoas beneficiadas no Estado.

Os sete ramos do cooperativismo participaram das ações do Dia C. Os ramos Crédito, Agropecuário e Saúde foram os que mais se destacaram no desenvolvimento de projetos de voluntariado cooperativista. Dos 252 projetos realizados, 48% foram realizados por cooperativas de Crédito, 18,6% pelo ramo Agropecuário e 18,3% por cooperativas de Saúde.

Nesta edição, o movimento integrou também o Programa Agro Fraterno, liderado pelo Sistema OCB, que incentivou as empresas e cooperativas do setor agropecuário a doarem alimentos e abraçarem ainda mais as ações de combate à fome no país, que se agravou por conta da pandemia.

Dia de Cooperar

O Dia C é um grande movimento de responsabilidade social das cooperativas brasileiras, nascido em Minas Gerais e nacionalizado em 2015. Em 2021, o Dia de Cooperar mobilizou voluntários de todo o país na realização de ações de responsabilidade social nas comunidades onde as cooperativas estão inseridas, reforçando o princípio cooperativista de interesse pela comunidade inerente ao setor.

Até o fechamento do livro de Resultados do Dia C, em todo o Brasil, no ano passado, 4.190.407 pessoas de 1.174 cidades foram beneficiadas pelas 1.627 iniciativas do Dia de Cooperar, que contaram com a participação de 81.094 voluntários. Destas ações, 982 foram diretamente ligadas ao combate aos efeitos da pandemia.

Dia C do Sistema Ocemg

Com o objetivo de auxiliar entidades beneficentes de Belo Horizonte e Região Metropolitana, o Sistema Ocemg mobilizou 64 voluntários em sua ação do Dia C 2021. Eles doaram 200 cestas básicas, correspondendo a 2.800 quilos de alimentos. O grupo ainda angariou 106 kits de materiais de limpeza contendo: 424 rolos de papel higiênico, 106 vidros de álcool em gel, 212 sabonetes e 530 sabões em barra.

Os donativos foram destinados para a Creche Lar de Maria, o Lar Cristo Rei, a Creche Odete Valadares, o Asilo Casa do Ancião e o Abrigo Jesus. Ao todo, o Dia C do Sistema Ocemg beneficiou 667 pessoas atendidas pelas instituições, que contam com o apoio da população para se manterem.

Para conferir todas as ações realizadas durante a campanha 2021 em Minas Gerais, Clique aqui

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg