Imagem - Ocemg
Notícias

Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito destaca pujança do modelo de negócios

18/10/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

No próximo dia 20 de outubro, terceira quinta-feira do mês, é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC). Este ano, “Empodere seu futuro financeiro com uma cooperativa de crédito” é o tema definido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (World Council of Credit Unions) – WOCCU, na sigla em inglês.

Elissa McCarter LaBorde, presidente e CEO da WOCCU, assinala a motivação que levou a escolha do tema. “Ainda há 1,4 bilhão de pessoas em todo o mundo que não têm conta bancária. As cooperativas de crédito realmente têm o modelo de negócios perfeito para impulsionar seu futuro financeiro. O tema não poderia ser mais oportuno. Esperamos que todo o nosso movimento global celebre e promova essa mensagem na quinta-feira, 20 de outubro”, salienta.

Em menção a data e importância das cooperativas de crédito, Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, ressalta: “Aproximar as pessoas, impulsionar a troca de experiências, levar informações e promover a educação financeira, com soluções justas, fazem parte da atuação das cooperativas de crédito que se superam no mercado por focar em primeiro lugar no ser humano, nas suas necessidades e na melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade envolvida direta ou indiretamente com o setor. E o resultado de tudo isso deságua no desenvolvimento”.

Abrangência Internacional

A abrangência internacional das cooperativas de crédito é evidenciada pelo WOCCU, representa 375 milhões de associados em 86 mil cooperativas de crédito, localizadas em 118 países. A taxa de penetração do segmento, calculada dividindo o número total de membros de cooperativas de crédito pela população em idade economicamente ativa, em 2020 (último estudo publicado), foi de 12,18%. No Brasil, essa taxa foi de 8,13%. O índice vem registrando crescimento constante desde 2017, quando atingiu 6,66%

Panorama Nacional

O Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo de 2020, editado pelo Banco Central do Brasil, também mostra que o crescimento anual da carteira de crédito do SNCC foi maior que o do Sistema Financeiro Nacional (SFN) nos últimos quatro anos, ficando com 35% do total contra 15%. Além disso, os depósitos do SNCC aumentaram 42,4% no ano, enquanto no SFN (exceto SNCC) o crescimento foi de 25,7%. No mesmo período, o número de associados às cooperativas de crédito aumentou de 9,6 milhões para 14,6 milhões, sendo 12,3 milhões de pessoas físicas e 2,2 milhões de pessoas jurídicas.

Nos últimos cinco anos, a quantidade de pontos de atendimento cresceu de 4.929 para 7.247. Este total de unidades coloca o cooperativismo de crédito como a principal rede de atendimento do país. Além disso, nos últimos anos, foram fechadas em todo o país 3.863 agências bancárias e 87 postos de atendimento bancário (PAB) e abertos 1.899 postos de atendimento cooperativos (PAC).  Desses, 332 foram abertos em 284 municípios onde não havia presença de cooperativa de crédito e 31 em outros 30 municípios que também não possuíam presença de cooperativas e perderam unidade de atendimento bancários.

Cooperativas de Crédito em Minas Gerais

De acordo com o Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro, no Estado as 189 cooperativas do ramo estão presentes em 607 municípios, com 1.305 Postos de Atendimento (PAs), cumprindo o importante papel de oferecer à sociedade prestação de serviços financeiros diversificados e de qualidade. São quase 2 milhões de cooperados e geração de 14,4 mil empregos diretos.

 

 

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg