Imagem - Ocemg
Notícias

Dia Mundial da Saúde reforça a importância da prevenção para a qualidade de vida

04/04/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Saúde para todos. Esse é o tema deste ano do Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril. A data marca o aniversário de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948, e a cada ano se concentra na discussão de um assunto específico. Desta vez, quando a OMS comemora 75 anos, o foco é a melhoria da saúde pública. A data tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação da saúde para uma melhor qualidade de vida.

De acordo com o Anuário 2022 do Sistema OCB, o cooperativismo de saúde brasileiro é o maior do mundo e referência para todos os países que desejam avançar no setor a partir do modelo de negócio cooperativo. No país, o ramo saúde somou 768 cooperativas e mais de 318 mil cooperados, gerando 126 mil empregos e levando qualidade de vida e desenvolvimento para todas as regiões do Brasil.

Em Minas, o Sistema Ocemg reúne 124 cooperativas do ramo da saúde, que contam com 46,5 mil cooperados e empregam 15,2 mil pessoas, que desenvolvem importante papel para a sociedade.

Presidente da Federação Nacional das Cooperativas Médicas (Fencom), Cathia Costa Carvalho Rabelo ressalta a importância da prevenção. “O trabalho preventivo começa antes do nascimento, com as consultas pré-natais, o cumprimento do calendário de vacinação na infância e os hábitos físicos de alimentação saudáveis ao longo de toda a vida. Pesquisas mostram que a prevenção tem permitido maior perspectiva de vida”, diz a médica.

Por outro lado, na opinião de Cathia Rabelo, existe hoje um paradoxo. “Se por um lado, há grande avanço em tecnologia na medicina, retrocedemos ao conviver com doenças endêmicas, como a dengue e a febre amarela, e o aumento da incidência de DSTs, como a sífilis”, observa.

A recente pandemia de Covid 19, na visão da médica, mostrou a relevância da vacinação como medida mais efetiva na prevenção da doença.  Ela defende a implementação de políticas públicas que coloquem a tecnologia em prol da melhor informação da sociedade sobre preservação e cuidados com a saúde, evitando as fake news.  A informação, segundo ela, é um canal fundamental para incutir hábitos saudáveis na população e alertá-los para a importância da vacinação desde a infância.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg