Imagem - Ocemg
Notícias

Dia Mundial do Leite valoriza um dos produtos mais importantes do mundo

01/06/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O Dia Mundial do Leite é celebrado hoje, 1º de junho, fazendo jus ao fato de que ele é o produto mais consumido em todo o mundo. Criada em 2001 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a data tem o intuito de estimular o consumo do alimento.

No Brasil, a produção leiteira tem forte impacto na geração de emprego e renda. Prova disso é que o leite está entre os seis primeiros produtos mais importantes da agropecuária brasileira, superando o café beneficiado e o arroz.

A produção segue um ritmo constante de crescimento, consolidando o terceiro ano consecutivo de incremento da produção, de acordo com levantamento do IBGE. Em 2020, o setor atingiu a maior produção na série histórica, com 35,4 bilhões de litros de leite em um único ano, aumento de 1,5% em relação aos 34,9 bilhões de litros produzidos em 2019. Antes disso, o segmento já tinha apresentado um crescimento de 2,98%, em comparação a 2018. Vale destacar que Minas Gerais segue na liderança absoluta entre os Estados produtores de leite, com 9,7 bilhões de litros produzidos.

Toda esta expressividade conta com grande participação do cooperativismo. Hoje, em Minas Gerais, são 93 cooperativas atuantes no segmento, representando 47% do total no ramo agropecuário. Elas congregam 79 mil cooperados, uma parcela de 51% do total de cooperados do ramo agropecuário mineiro, e geram 7,2 mil empregos diretos e indiretos.

Em 2021, 19,1% do leite produzido no Estado (o que equivale a 1,8 bilhão de litros) passaram por uma cooperativa. Ou seja, um em cada cinco litros de leite produzidos em Minas Gerais vem de uma cooperativa. E as cooperativas mineiras foram responsáveis por 5,2% de todo leite produzido no país.

Outra contribuição do setor é no beneficiamento dos produtos lácteos, que conta com 24 cooperativas representantes mineiras. Juntas, elas disponibilizam grande variedade de produtos aos consumidores de Minas Gerais, do Brasil e do mundo, como leite UHT, bebidas lácteas, leite condensado, queijos, creme de leite, manteiga e requeijão.

“O cooperativismo coloca os cooperados produtores de leite em pé de igualdade com os demais concorrentes de mercado. As cooperativas fortalecem o pequeno produtor, assim como são um caminho para que comprem insumos com preços mais em conta e possam agregar valor ao seu produto”, ressalta o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

Força das cooperativas

De acordo com o presidente da Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR), Marcelo Candiotto, celebrar o Dia Mundial do Leite é fundamental, pois o setor tem participação importante na economia do país. “Se considerarmos especificamente Minas Gerais, o estado é hoje o maior produtor de leite do Brasil, sendo responsável por cerca de 30% todo o leite produzido. E as cooperativas têm uma participação relevante nesse processo. A CCPR, por exemplo, é hoje a maior cooperativa captadora de leite do Brasil, sendo responsável pela captação de 90 milhões de litros de leite por mês”, comenta.

E em comemoração ao Dia Mundial do Leite, a CCPR, em parceria com o movimento #bebamaisleite, levou crianças à Fazenda True Type, em Sete Lagoas, para apresentar a estudantes do 6° ano de escolas públicas e privadas o processo de produção do alimento.

“As crianças são o futuro do país e cabe a cada um de nós mostrar como a cadeia leiteira atua no desenvolvimento econômico do país. Como parte do setor primário, estamos engajados em compartilhar as boas práticas de produção”, destacou.

 

 

 

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg