Imagem - Ocemg
Notícias

Dirigentes cooperativistas de BH e região metropolitana participam de workshop para construção do Plano Diretor 2021/2025

30/08/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O Sistema Ocemg reuniu ontem (29 de agosto), em sua sede, 33 dirigentes de 22 cooperativas de Belo Horizonte e Região Metropolitana, durante a segunda etapa de workshops para construção do Plano Diretor 2021/2025, ação iniciada em 2021 com a realização de oito encontros virtuais com a participação ativa das cooperativas.

Nesta fase, também mediada pelo consultor da Fundação Dom Cabral (FDC), Carlos Bonato, são apresentadas a metodologia do encontro e as proposições coletadas em 2021 e os participantes são estimulados a contribuírem com mais propostas.

Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg durante abertura do evento frisou a importância da fala e da escuta e partiu em defesa que o cerne da inovação está na pessoa humana, elementos fundamentais para a construção do Plano Diretor, que norteará as ações da organização para os próximos quatro anos.

Apresentando a estrutura de atuação da entidade, o superintendente do Sescoop/MG, Alexandre Gatti Lages, mostrou alguns dados alcançados pelas cooperativas de Belo Horizonte e Região Metropolitana e apresentou as ações e resultados obtidos pelo Sistema com projetos, cursos, ações de desenvolvimento social, educação e monitoramento.

Explicando a metodologia do workshop, Bonato ressaltou: “costumo dizer que na gestão estratégica as organizações possuem dois grandes desafios, o primeiro é estruturar uma estratégia que garanta o crescimento sustentável da organização e, para que a gente realmente desenhe uma tática vencedora, nós precisamos ouvir todos para ter diversidade de opiniões e entender como cada pessoa compreende e enxerga cada contexto que está inserido. Por isso, estas dinâmicas aqui são importantes. O segundo grande desafio é a capacidade de executar a estratégia. E, para ter o sucesso da execução, o alinhamento estratégico e o engajamento de todos é fundamental”, explicou.

Este é o terceiro workshop realizado em 2022 pelo Sistema, estão previstos mais três encontros nas cidades de Varginha, Formiga e Uberlândia. Para conferir as próximas datas, clique aqui.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg