Imagem - Ocemg
Notícias

Dirigentes Cooperativistas participam de nova turma do Prodecoop

31/08/2021
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Nos dias 25 e 26 de agosto, o Sistema Ocemg iniciou a primeira turma do Programa de Desenvolvimento Estratégico das Cooperativas (Prodecoop) demais ramos, destinado aos ramos trabalho, produção de bens e serviços; consumo; transporte e infraestrutura.

Com cerca de 20 alunos, o programa contará com 64 horas de aulas, divididas em oito módulos, com previsão de término no início de 2022. O objetivo do Programa é desenvolver e estimular competências essenciais de gestão, com visão e conhecimento das várias funções empresariais e de negócios aplicáveis às cooperativas.

Abrindo os trabalhos do Prodecoop, o superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti Lages, afirmou que se trata de uma iniciativa desenhada há um tempo pela entidade, juntamente com a Fundação Dom Cabral (FDC), para trazer informações importantes para os conselheiros e membros da diretoria das cooperativas participantes.

 

Em complemento, o diretor de Projetos da FDC, Carlos Eduardo Borges, falou sobre a parceria entre as organizações desde 2015, com foco na promoção da educação do público cooperativista mineiro. E ressaltou sobre o Prodecoop: “Bons professores, bons conteúdos e bons participantes fazem um programa de excelência”.

Primeiros debates

Os primeiros módulos abordados foram “O mundo em transformação” e “Digitalizando os negócios das cooperativas”. O professor da FDC, Rodrigo Baroni, conversou com o grupo sobre inovação, pandemia, particularidades do cooperativismo, entre outros temas. Sobre o momento atual, ele propôs a reflexão: “nós não estamos vivendo uma era de mudanças, mas, sim, uma mudança de eras. Estamos indo para outro patamar. Ou seja, o que vivemos hoje e viveremos nos próximos anos só encontra precedentes com a Revolução Industrial”.

Ele deu ainda uma dica para todos os módulos: “com relação ao que for exposto pelos professores ao longo do programa, vocês devem fazer uma análise sobre como cada situação irá afetar seu ramo, sua cidade, sua cooperativa, levando os conceitos para sua realidade”.

Os próximos módulos serão realizados em 16 e 17 de setembro, com a temática Gestão Estratégica de Cooperativas.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg