Imagem - Ocemg
Notícias

Encontro de Mulheres reúne 300 cooperativistas para debater sobre protagonismo feminino no coop

30/05/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Histórias, vivências e aprendizado deram o tom do 16º Encontro de Mulheres Cooperativistas, realizado pelo Sistema Ocemg entre 25 e 27 de maio, no Hotel Termas de Araxá. Durante os três dias de evento, cerca de 300 dirigentes, conselheiras cooperadas e colaboradoras de coops de todo o Estado acompanharam uma programação focada em temas como diversidade e protagonismo feminino no mundo corporativo.

A abertura do encontro foi feita pelo presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, que destacou que o termo empoderar é uma terminologia para denominar o poder que já é inerente a toda mulher. Segundo o dirigente, eventos como esse são importantes para disseminar os objetivos do cooperativismo mineiro, perpassando ações de retenção de talentos nas coops, fortalecimento da comunicação sobre o setor e iniciativas de valorização de todos os ramos – com ênfase no agro, tão importante para o desenvolvimento do país e que tem no cooperativismo solo fértil.

Destaque para a palestra que deu o pontapé inicial ao encontro, com a atriz, jornalista, escritora e ativista ambiental, Bruna Lombardi. Ela trouxe uma mensagem de autoconhecimento e autovalorização de cada mulher consigo mesma, com reflexos em todos os âmbitos da sua vida. “Amar a nós mesmas é um dever”, alertou. Bruna destacou ainda: “mulheres vêm enfrentando e vencendo batalhas para que nós estivéssemos aqui. O mundo já foi muito mais duro do que é hoje, mas, graças à nossa união e cooperação, hoje ele é um lugar melhor”.

A programação contou também com palestras com a historiadora e consultora de turismo de base comunitária, Luciana Balbino; com a palestrante e escritora, Laura Martins; com a pesquisadora de comportamento, Sabina Dewiek; e com a mediadora de conflitos e consultora empresarial, Tania Mujica.

Elas também colocaram a mão na massa e participaram de rodas de conversa, formulando projetos e debatendo questões importantes a respeito do dia a dia da mulher no trabalho.

O Coop é delas

Um bate-papo cheio de boas informações e descontração reuniu a gerente Geral do Sistema OCB, Fabíola Nader, a presidente da Fencom, Cáthia Rabelo, além da coordenadora de Projetos Sociais da Coomap, Quitéria Hamsaki. Elas contaram sobre suas atuações e o que tem sido feito para buscar a igualdade feminina nas organizações.

De acordo Fabíola Nader, na Unidade Nacional, por exemplo, 56% do quadro pessoal e 66% dos gestores são mulheres. Esses números ainda não refletem nas coops brasileiras, nas quais as mulheres somam 40% dos cooperados, 49% dos empregados e 20% dos cargos de liderança, segundo dados do Anuário Brasileiro referente a 2021.

Sobre as ações que devem ser implementadas com vistas a dar equidade aos gêneros dentro das organizações cooperativistas, Fabiola é enfática: são pequenas iniciativas que mostram se a entidade está realmente se mobilizando para dar oportunidades justas para todos e todas. “Pedimos o que é correto para o gênero que é capaz de gerar a próxima geração”, complementa.

Quitéria contou sobre o trabalho realizado com cooperados, esposas, filhos e netos de cooperados. “Hoje temos um Núcleo de Mulheres, chamado Aflorar, com o qual vimos ganhando espaço. O maior desafio que temos por lá é fazer a mulher entender que ela é capaz, acreditar em si mesma”, resumiu.

A gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Andréa Sayar, garantiu que esta edição do Encontro seguiu a linha de objetivos propostos pela organização, com foco em colocar a mulher em uma posição relevante dentro da cooperativa. E destacou que a equipe realiza um evento já pensando no próximo: “uma coisa é certa: o trabalho do encontro no ano que vem é uma continuação, uma prestação de contas do que está sendo feito até o momento”, frisou

As fotos do evento estão disponíveis no flicker do Sistema Ocemg.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg