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Encontro de Profissionais de Contabilidade ressalta importância do setor para o desenvolvimento das coops

29/11/2022
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Fechando o calendário de eventos setoriais promovidos pelo Sistema Ocemg, o XVIII Encontro Estadual dos Profissionais de Contabilidade das Cooperativas Mineiras recebeu, no dia 23 de novembro, 68 participantes na Casa do Cooperativismo Mineiro, em Belo Horizonte.

A abertura do evento foi feita pelo presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, que tem entre suas formações acadêmicas o bacharelado em Ciências Contábeis. O dirigente frisou que o setor ultrapassa muito o trabalho de registros de débitos e créditos de uma empresa ou cooperativa. E completou: “uma organização pode passar por caminhos sinuosos, delicados e a Contabilidade tem a função de apontar passagens mais seguras para o gestor ter resultados positivos”.

As palestras contemplaram temas como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para as cooperativas e os impactos nas atividades contábeis, abordada pelo professor de pós-graduação e consultor, Jhonny Abjaud. Ele alertou que há no mercado uma fragilidade dos profissionais no sentido de não entenderem o que é o dado pessoal, que ultrapassa nome e CPF. “São informações que podem ser usadas para identificar, contactar ou localizar uma única pessoa, e isso pode impactar muito na interpretação da lei”.

Janilson Vaz, executivo com experiência como CEO em laboratórios com sede em Minas e São Paulo, ressaltou que para o empreendimento ou organização terem planejamento é preciso que as pessoas da equipe se organizem também. E ressaltou: “se você não é bom na organização e planejamento das suas atividades pessoais, não será bom nas profissionais também”. O mestre em Finanças Marlúcio Cândido participou junto de Vaz de um momento de perguntas sobre o tema com o público.

A especialista em Auditoria Externa, Cláudia Miranda, falou sobre a integração da Contabilidade com o compliance, os riscos e a governança. Para ela, compliance significa estar em conformidade, ou seja, o objetivo dela é minimizar os riscos e guiar o comportamento de uma organização. Em um bate-papo com Cláudia e os participantes, o mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, Daniel Jardim Pardini, destacou sobre os contabilistas: “Vocês entregam um trabalho com dados importantes para embasar as decisões de outras pessoas”.

Por fim, o mestre em Administração e com MBA em Gestão de Pessoas, Flávio Lúcio dos Santos, falou sobre quem irá colocar em prática todos os planejamentos, compliance e governança nas cooperativas. O especialista destacou o papel de cada profissional para atingir os objetivos das organizações, o valor das pessoas dentro da empresa e para a empresa e a valorização do ser humano como alguém que quer ser feliz dentro e fora do ambiente de trabalho. Tudo isso associado aos resultados e à prática cotidiana dos deveres do seu cargo ou profissão

Capacitação e pontuação

Esta capacitação, assim como outros cursos do portfólio do Sescoop/MG, é pontuada pelo Conselho Regional da Contabilidade de Minas Gerais (CRC-MG) como parte dos Programa de Educação Continuada obrigatória, por meio da Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) PG 12. Ao longo de um ano, os profissionais do setor devem se atualizar, participar de palestras, atividades acadêmicas, comparecer em bancas, publicação de artigos, entre outros, totalizando 40 pontos.

Para Luciana Oliveira, assistente financeira da Copetrans, de Juiz de Fora, “participar de eventos é uma forma de crescimento, porque vemos o que estamos fazendo e o que podemos aprimorar”.

“Achei muito interessante a programação, principalmente a exposição sobre a LGPD, que é um desafio para todos nós. Estamos preocupados com o que ela impacta diretamente na Contabilidade e a palestra foi bastante esclarecedora”, destacou Cristiane Martins, Contadora Sicoob Crediserv, de Belo Horizonte. “As falas sobre a importância do planejamento estratégico também têm o papel de fazer os participantes repensarem para poderem melhorar sua atuação nas cooperativas”, destacou.

Já a gerente Contábil e Administrativa da CCPR, Luciana Dornelas, comentou que o evento contribui muito para a equipe da Central. “Fiz muitas anotações sobre o que ouvi hoje e pretendo me reunir com os demais profissionais. Nós somos hoje mais de 20 pessoas no setor, para levar essas informações para todos”, finalizou.

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