Imagem - Ocemg
Notícias

Programa Intercooperação na Prática do Sistema Ocemg é realizado em Divinópolis

06/09/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Mais um encontro do Programa Intercooperação na Prática foi realizado pelo Sistema Ocemg. Desta vez, a cooperativa visitada foi o Sicoob Divicred, em seu Centro Administrativo em Divinópolis, que recebeu representantes de sete cooperativas de crédito, diretoria e analistas do Sistema Ocemg no dia 1º de setembro para apresentação das suas boas práticas de gestão.

Este é um novo formato troca cde experiências e de aprendizado, lançado pelo Sistema Ocemg este ano, a partir da vivência com as cooperativas participantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e com destaque no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, em sua fala de abertura, destacou que cooperativismo e cooperação caminham juntos, com foco na união das cooperativas do ramo Crédito. “Precisamos perseguir o individualismo e valorizar o coletivo, a intercooperação. Nossa causa no cooperativismo é a coletividade e o coletivo é focar nas pessoas”, disse.

Sobre a trajetória de sucesso do Sicoob Divicred, o presidente da cooperativa, Urias Geraldo de Sousa, contou que foram muitos percalços desde a sua criação, 25 anos atrás, até que chegassem ao patamar atual. Para o sucesso da cooperativa, que hoje possui 28 Postos de Atendimento (PAs) em Minas Gerais e São Paulo, mais de 20 mil cooperados e R$1,2 bilhão em ativos, ele credita ao trabalho dos 250 colaboradores. “Temos uma equipe fantástica”, elogiou.

Ao longo do dia todo, equipes de diferentes setores da cooperativa falaram sobre as boas práticas implementadas, passando pelo Núcleo Gerencial, Mapeamento de Processos, Comunicação e Inovação, Relacionamento Digital, Comitês, Gestão de Pessoas e de Fornecedores e Investimento Social e Estratégico. Foi feita ainda uma visita às dependências do Centro Administrativo.

Para Dario Pereira Carvalho, vice-presidente do Sicoob Crediara, a iniciativa fomentou na equipe a necessidade de aprofundar mais nas visitas a outras cooperativas para aprender as boas práticas e buscar mais conhecimento junto a outras organizações que já têm mais experiência.

“Tenho certeza que este programa vai agregar muito. Nós, que somos uma cooperativa de porte pequeno e uma cidade pequena, vir aqui ao Sicoob Divicred vai nos trazer muitas ideias para, dentro do nosso tamanho, da nossa realidade, colocar nosso sistema para funcionar”, frisou Freud Gontijo, presidente do Sicoob Creditiros.

Já Ronaldo Siqueira, presidente do Sicoob Credicopa, elogiou: “Essa troca de boas práticas foi uma das melhores iniciativas que estão sendo realizadas pelo Sistema Ocemg. Por mais que a cooperativa esteja indo bem, sempre há algo a aprender. E nas apresentações de hoje, estou levando uma grande quantidade de aprendizados que vou inserir na nossa cooperativa”, finalizou.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg