Imagem - Ocemg
Notícias

Expocaccer cria primeiro grupo voltado para metodologia e prática de manejo biológico no Cerrado Mineiro

13/12/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Pioneira em ações em prol da sustentabilidade na cafeicultura do Cerrado Mineiro, a Expocaccer sai na frente mais uma vez e cria o primeiro grupo de cafeicultores da região para investimento na metodologia TMT de manejo biológico.

Uma parceria da Expocaccer e do Engenheiro Agrônomo, pesquisador e criador da Metodologia TMT, Celso Tomita, fez dela a primeira cooperativa de café do país a ter um grupo destinado a avaliar, discutir e aplicar os resultados obtidos sobre o manejo biológico na cafeicultura do Cerrado Mineiro.

O método TMT proposto pelo especialista busca utilizar agentes do controle biológico, a fim de proporcionar a saúde do solo, a diminuição de custos e o aumento da produtividade, aliados a responsabilidade ambiental.

De acordo com Tomita, o manejo biológico é uma solução que veio para agregar mais saúde e qualidade aos processos que envolvem as pessoas, a planta e o solo que produzem o café. “O café é um organismo vivo, o manejo biológico veio como uma ferramenta para promover a vida no sistema do solo e da planta, proporcionando redução do custo de produção e ganhos em produtividade com responsabilidade ambiental, onde todos os resíduos gerados na produção são reciclados e aplicados na lavoura promovendo, assim, a sustentabilidade do negócio com biologia ativa”, ressalta.

A cooperativa inicialmente capacitou os engenheiros agrônomos especialistas do Educampo Expocaccer, que aplicarão a metodologia junto aos cooperados integrantes dos seus grupos. Para medição dos resultados obtidos por meio do meio método TMT serão considerados a produtividade associada à diminuição dos insumos químicos. Com isso, através do protocolo GHG (padrão de quantificação de emissões compatível com a norma ISO 14.064, que oferece uma estrutura de contabilização de gases de efeito estufa), será calculada também a diminuição da emissão de gases de efeito estufa.

O grupo será voltado exclusivamente para cooperados e contará com a gestão do Departamento de Sustentabilidade e Certificações da Expocaccer. “Produzir com qualidade e de forma ambientalmente correta e economicamente viável faz parte da cafeicultura do futuro. Estamos falando de um mercado que está crescendo e nossos cooperados estão atentos a esta realidade. A agricultura responsável é uma demanda mundial. Por meio do grupo de manejo biológico da Expocaccer, os cafeicultores terão a oportunidade de aprender e aplicar as técnicas com o conhecimento adquirido nos treinamentos ministrados por um dos mais respeitados especialistas da área”, ressalta o gerente de Estratégia e Desenvolvimento Sustentável da Expocaccer, Paulo Ferreira.

Por meio do grupo de manejo biológico, os cooperados também contribuirão com a redução das emissões de carbono nas fazendas, contribuindo para diminuição dos efeitos nocivos dos gases de efeito estufa.

A iniciativa do grupo faz parte das ações da agenda ESG da Expocaccer, que inclui não somente o incentivo ao manejo biológico, mas também todas as boas práticas agrícolas e sociais que promovam uma cafeicultura sustentável, em todos os seus níveis.

As práticas conservacionistas já foram iniciadas junto a seus cafeicultores. Nos dias 9 e 10 de novembro os técnicos do Educampo visitaram a Agrobeloni, onde viram na prática o processo de multiplicação de bactérias, fungos e a produção de biofertilizantes da metodologia TMT.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg