Imagem - Ocemg
Notícias

Fique por dentro das orientações e informações sobre as recentes chuvas de granizo

11/10/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Recentemente, o Estado de Minas Gerais foi atingido por fortes chuvas de granizo, com impactos diretos para produtores rurais e cooperativas de várias cidades, especialmente das regiões Sul/Sudoeste e Zona da Mata.

Juntas, essas regiões são responsáveis pela produção de 84% do café do Estado. As cooperativas de café representam 26% do total do ramo agropecuário de Minas, congregam 89,6 mil cooperados, que representam 50,8% do total de cooperados do ramo e foram responsáveis pela geração de 7,8 mil empregos diretos. No último ano, 58,5% do café produzido no Estado (correspondente a 13 milhões de sacas) passou por uma cooperativa e uma a cada três xícaras de café consumidas no Brasil são originadas de cooperativas mineiras.

A área de Desenvolvimento e Monitoramento do Sistema Ocemg, com o objetivo de auxiliar as cooperativas localizadas nessas regiões a minimizarem os prejuízos que podem ser causados pela intempérie climática, listou as principais ações que devem ser aplicadas:

Seguro Rural

Produtores que contrataram seguro e foram atingidos pelo granizo devem comunicar a seguradora sobre o sinistro até o prazo máximo de oito dias, a contar da data de ocorrência do evento climático para que um perito possa realizar a vistoria.

Proagro

O produtor rural que contratou o Proagro deve entrar em contato com a instituição financeira (bancos e cooperativas de crédito) para realizar a comunicação de perdas logo após a ocorrência do evento climático. Assim, a instituição financeira poderá acionar uma empresa de assistência técnica para realização de vistoria e emissão do Relatório de Comprovação de Perdas (RCP). É necessário ficar atento às regras para não perder o direito à indenização.

Prorrogação/ Renegociação de Dívidas

Em caso de dificuldade financeira para cumprimento do pagamento do custeio ou parcela de contrato de investimento realizado para safra, o produtor pode solicitar a prorrogação/renegociação de seus débitos, conforme as diretrizes do Manual do Crédito Rural (MCR) para parcelas com vencimento em 2022.

Acesso a Financiamento para Recuperação de Cafezais Danificados

Existe uma linha de crédito especial do Funcafé para os produtores que precisam financiar a recuperação dos cafezais danificados, com as seguintes condições:

– Cafeicultores que tiveram, no mínimo, 10% da área de suas lavouras cafeeiras danificadas por chuvas de granizos devem formalizar solicitação do crédito em até 10 meses após o evento;

– Financiamento para a recuperação e replantio da área produtiva afetada, conforme orçamento acompanhado de laudo técnico indicando a área prejudicada;

– O reembolso pode ser efetuado em três parcelas anuais e subsequentes, respeitando o prazo máximo, a partir da data de contratação.

Fontes: Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas, com informações da CNA e Emater-MG.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg