Imagem - Ocemg
Notícias

Dirigentes de coops mineiras integram 9ª turma do Programa Lidercoop

07/03/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O Sistema Ocemg inicia nos dias 1º e 2 de março, com presidentes e dirigentes de cooperativas,  o primeiro  módulo da 9ª turma do Programa de Gestão Avançada para Lideranças (Lidercoop), no Centro de Treinamento da Entidade, em Belo Horizonte.

 

As aulas do Programa, que é realizado pela organização, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), contaram com a participação do ex-ministro e professor da instituição de ensino Paulo Paiva e do professor Carlos Eduardo Bonato, que abordaram os temas “Cenário Político e Econômico” e “Gestão Estratégica das Cooperativas”, respectivamente.

 

A abertura do programa ficou a cargo do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, que pediu o apoio dos líderes presentes para serem multiplicadores da relevância do Sescoop como instrumento de capacitação dos cooperativistas mineiros e brasileiro. “Peço a ajuda de cada um de vocês para preservar o cooperativismo, o Sescoop, para que possamos trabalhar sempre com mais qualidade e segurança. Assim, teremos um segmento mais forte e pessoas mais felizes”, destacou.

 

Representando a FDC, o diretor de Projetos da instituição de ensino, Carlos Eduardo Bonato, relembrou que o Lidercoop foi iniciado em 2015, iniciando e fortalecendo, a cada ano, a parceria entre as duas organizações, que se desdobrou em diversas outras iniciativas de capacitação e qualificação. Para ele, o elemento principal para o sucesso do programa são os participantes, que se dedicam e o engrandecem.

 

Na primeira aula do Lidercoop, Paiva contextualizou a situação econômica e social do país e do mundo, dando base para os próximos módulos que virão ao longo do ano. Ele fez um alerta sobre a importância do crescimento econômico: “se a economia não cresce, não é possível gerar bem-estar. Se não houvesse crescimento econômico, estaríamos como os homens primitivos”.

 

Sara Tavares, presidente do Sicoob Coopersul, revelou que a expectativa para o Lidercoop é altíssima, tendo em vista todas as iniciativas do Sescoop/MG das quais já participou. “Capacitação contínua é algo que busco”, completa.

 

“Gostaria de aprimorar meus conhecimentos, principalmente, como foco na melhoria da gestão na nossa cooperativa. Estou no sexto mandato a frente da Cocarive, já são 17 anos e entendemos que a gestão é o caminho para tudo, se temos bons gestores e uma equipe motivada, o futuro muito promissor”, concluiu o presidente da Cocarive, Ralph Junqueira.

 

O Lidercoop conta com 12 módulos, totalizando 96 horas/aula que irão englobar temas estratégicos para o desenvolvimento dos gestores das coops mineiras.

Coop Management Program

Proporcionar uma formação de alta qualidade, com exposição de casos práticos e exercícios envolvendo trabalho em grupo é a metodologia adotada no Coop Management Program, realizado pelo Sistema Ocemg em parceria com a Católica-Lisbon Scholl of Business and Economics, instituição reconhecida como a melhor faculdade de Gestão e Economia de Portugal e uma das Top 25 escolas de executivos da Europa.

A instituição recebe nessa semana, um grupo de dirigentes cooperativistas mineiros que integram a 9ª turma do Programa.

De 6 a 10 de março, o grupo realizará seis módulos com os temas: liderança e gestão de equipes; tendências da economia internacional; governança corporativa; negócios responsáveis; criação de valor e posicionamento estratégico; comunicação, negociação e gestão de conflitos.

A entidade criou uma trilha de programas de Alta Performance iniciados pelo Lidercoop, desenvolvido em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC); seguido pelo Coop Management Program, em Portugal, com a Católica-Lisbon Scholl of Business and Economics; Advanced Coop Management, na University of. St. Gallen, na Suíça; Prime Coop Management, na Universidade of Dublin, na Irlanda, e Liderança Criativa – Creative Leadership, realizado em parceria com a Kaospilot, na Dinamarca.

A trilha busca contribuir para o desenvolvimento permanente do cooperativismo mineiro em parceria com as melhores instituições de negócios e universidades no mundo. De acordo com o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, essas parcerias é uma oportunidade de apresentar para as cooperativas o que outros países vem abordando para elevar a alta performance de gestores. “Temos nos dedicado a busca e a firmar parcerias com as principais escolas de negócio do mundo para que os participantes conheçam e se apropriem dos conteúdos mais relevantes e inovadores disponíveis”, comenta Scucato.

 

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg