Imagem - Ocemg
Notícias

Inscrições para o Dia de Cooperar 2021 vão até 18 de junho

01/06/2021
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

 As inscrições para o Dia de Cooperar (Dia C) 2021 estão abertas e vão até o dia 18 de junho. As cooperativas que quiserem fazer parte deste evento – que é o maior movimento de voluntariado cooperativista do país – devem se inscrever no Sistema de Informação Gerencial (SIG). As iniciativas podem realizar ações individuais ou intercooperativas, emergenciais, com foco em amenizar os efeitos da Covid-19 ou projetos contínuos, abrangendo áreas como educação, saúde, meio ambiente, lazer e cultura, tendo em vista a necessidade e a realidade do local que receberá as ações.

Para participar, os representantes cooperativistas deverão preencher a inscrição virtual no Sistema de Informação Gerencial (SIG), utilizando o número de matrícula e senha. As cooperativas e Postos de Atendimento (PAs) que realizarem o mesmo projeto de forma intercooperativa deverão realizar a inscrição uma única vez no SIG, contemplando todos os PAs e cidades participantes.

Uma novidade é que, este ano, o cooperativismo brasileiro está aderindo ao recém lançado programa Agro Fraterno, cujo objetivo é estimular as empresas e cooperativas do setor agropecuário a abraçar ainda mais as ações de combate à fome no país, que se agravou em decorrência da pandemia, por meio da doação de alimentos. Assim, as iniciativas das cooperativas agropecuárias ou dos demais ramos do segmento que envolverem a doação de donativos em alimentos se enquadram tanto no Dia C, quanto no Agro Fraterno.

“Os projetos de responsabilidade social devem levar em consideração o que a sociedade e os municípios atendidos estão precisando naquele momento. É isso que o Dia C promove, uma análise do contexto local para a proposição e prática das ações. E é inegável que a questão do acesso à alimentação é algo bastante afetado neste cenário atual de pandemia, assim como a saúde, entre todos os outros problemas vivenciados diariamente pela população”, ressalta o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, explicando que a Unidade Estadual adere e incentiva a participação das cooperativas mineiras no Agro Fraterno, que é apoiado e liderado pelo Sistema OCB.

Além disso, o Dia C está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando as cooperativas como integrantes desta agenda mundial de erradicação da pobreza e fomento ao desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Blog do Dia C

Para embasar a divulgação e levar todas as informações da campanha, o Sistema Ocemg mantém o blog do Dia C. Na página, estão disponíveis para download, por exemplo, os diversos materiais com layouts e Manual de Identidade do movimento.  Além disso, o blog disponibiliza dicas, regulamento, datas importantes, exemplos de projetos realizados por cooperativas em todo o Estado, entre outros assuntos.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg