Imagem - Ocemg
Notícias

Lançamento do novo Ciclo do PDGC apresenta modelos inspiradores de gestão

18/02/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Oferecer ferramentas contínuas para as cooperativas mineiras adotarem e elevarem o nível das boas práticas de gestão e governança é proposta permanente do Sistema Ocemg, que realizou no dia 17 de fevereiro, no Centro Cultural Unimed-BH Minas, o evento de lançamento do 10º ciclo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).

Em mais de 500 pessoas acompanharam as palestras que abordaram temas importantes para a elaboração de planos de ações para a melhoria contínua do setor

Abrindo a programação o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, ressaltou a importância das capacitações e encontros para o desenvolvimento contínuo das cooperativas. “Nosso foco não é acumular conhecimento, é capacitar para crescer, é colocá-lo em prática e construir seu legado. É sobre o que você está devolvendo para a sociedade dentro do que a vida te proporcionou”, disse.

Virtualmente, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, saudou as organizações cooperativistas do Estado engajadas com o PDGC. Segundo ele, as cooperativas mineiras que participam do PDGC são as que têm, na média, maiores ativos superando as demais em 69%, bem como o retorno dessas cooperativas para a comunidades é 23% maior e as margens são melhores e resultados das cooperativas em assembleias são 43% superiores.

Para reforçar a proposta do PDGC no quesito permitir um diagnóstico objetivo sobre a evolução das práticas de gestão, bem como a elaboração de planos de ações que busquem a melhoria contínua dos processos gerenciais, as palestras abordaram temas como perspectivas econômicas, desafios e oportunidades para as cooperativas, geração de valor para o negócio cooperativo, gestão, cultura e longevidade organizacional, inovação e o profissional do futuro.

Entre os palestrantes, o diretor e responsável pela expansão do Magazine Luíza, Ricardo Rocha, levou para o público uma reflexão sobre como uma empresa de mais de 60 anos de mercado pode se reinventar e a importância do engajamento de toda a equipe nas mudanças propostas pelos líderes. Ele comentou ainda que o cooperativismo está na vanguarda no que diz respeito a cooperação. “Os termos que estão na moda, falam do modelo de colaboração e as cooperativas já fazem isso há muito tempo. O verbo cooperar é o que vai nos fazer sair da crise, a entrega para a sociedade deve ser através do cooperar”, complementou.

A cobertura completa do evento, estará disponível na edição de março do Jornal Cooperação, enviado para as cooperativas e salvo neste portal em sua versão digital.

 

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg