Imagem - Ocemg
Notícias

Minas Gerais: uma potência brasileira em geração de energia limpa

30/05/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Ontem, dia 29 de maio, comemorou-se o Dia Mundial da Energia. Criada em Portugal, mais precisamente no ano de 1981, a data marca a celebração de um dos bens mais valiosos da humanidade. O objetivo é motivar e conscientizar a sociedade sobre a importância de se poupar energia e incentivar a geração por meio de fontes renováveis.

Nesse sentido, Minas Gerais sempre foi uma potência brasileira. Tanto é que o Estado foi o primeiro a receber uma usina hidrelétrica (UHE) de grande porte no Brasil, ainda na década de 1960. A famosa usina de Furnas, localizada entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória, foi um marco na história do setor no País.

Mas a força mineira na produção de energia limpa não para por aí. Em abril, por exemplo, conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Minas foi a primeira unidade da Federação a ultrapassar 5 gigawatts (GW) de energia solar fotovoltaica em operação. O resultado ocorreu em função de consideráveis investimentos nos últimos anos.

Ainda sobre energia solar, o Estado é líder em geração centralizada (GC). O segmento é composto por grandes usinas, normalmente situadas longe dos centros de consumo. Segundo a Aneel, Minas possui hoje na modalidade uma potência em operação de 2,9 GW, quase o dobro da segunda colocada Bahia (1,5 GW).

MinasCoop Energia

O Sistema Ocemg, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e consciente do potencial do Estado em geração de energia limpa, criou, em 2021, o MinasCoop Energia, programa de fomento a adoção, pelas coops mineiras, de fontes de energia limpa, como a fotovoltaica, para autogeração de energia e doação de parte dela para instituições beneficentes das localidades onde atuam.

“É uma iniciativa pautada nos pilares econômico, ambiental e social, tendo este último pilar como seu grande diferencial. O coop é feito de pessoas, para pessoas e busca, em todos os projetos, deixar um legado para as próximas gerações e o MinasCoop Energia é um desses exemplos das coops pensando no futuro da sociedade”, exalta o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

Além das usinas do Sistema Ocemg, localizadas em Cristália e Botumirim, no primeiro Seminário de Energia Fotovoltaica, em setembro de 2022, foram apresentadas seis coops que já estão em diferentes fases da iniciativa: CCPR, Sicoob Credicom, Sicoob Aracoop, Coocarive, Coopmetro e Sicoob Credimepi. E outras 30 coops estão em tratativas para aderir ao programa junto a equipe do Sistema Ocemg.

Até o momento, já foram investidos em torno de R$ 18 milhões pelas coops e pelo Sistema Ocemg, cerca de 90 municípios beneficiados e 11 instituições assistidas pelo MinasCoop Energia.

(Fonte: Diário do Comércio)

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg