Imagem - Ocemg
Notícias

Painel Coop traz análise detalhada sobre os principais produtos das cooperativas agropecuárias em Minas

29/06/2022
Imagem - Ocemg

A programação do evento de Lançamento do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro envolveu também a divulgação da análise detalhada dos principais produtos agrícolas do Estado.

Isso porque, para este ano, além do estudo geral, o Sistema Ocemg também lançou uma outra publicação: o Painel Coop, uma análise sobre o contexto do agronegócio. A intenção, segundo o presidente do Sistema Ocemg, é enfatizar as especificidades deste segmento tão relevante na economia mineira e do qual as cooperativas são parte muito relevante. Para tal, a organização preparou de forma inédita esse material para que seja um instrumento de pesquisa para que as cooperativas sigam no caminho da excelência.

A publicação aponta a conjuntura econômica atual no mundo e no Brasil, com enfoque no impacto que a pandemia de Covid-19 causou nas cadeias globais de produção e suas implicações na logística destes produtos. Entre os itens considerados estão, por exemplo, os valores das commodities de janeiro de 2020 a abril de 2022; os índices de frete marinho de janeiro de 2019 a maio de 2022; e, internamente, as taxas de crescimento do PIB e seus componentes de oferta e demanda de 2020 e 2021, produção da indústria, volume de vendas do varejo nacional, taxa desemprego no país, entre outros fatores.

Os produtos analisados foram café, leite e derivados, soja, milho, trigo, algodão, carnes e pecuária, cana-de-açúcar, hortifruti e mel. Destaque para a evolução da produção estadual e nacional e volume originado pelas cooperativas: em 2021, mesmo com intempéries climáticas e o reflexo na pandemia, das 47,7 milhões de sacas de café produzidas no Brasil, 22,1 vieram de Minas Gerais (46,4% do total) e 13 milhões das sacas passaram por cooperativas do Estado. Deste resultado, 7,6 milhões de sacas de café foram exportadas, sendo a venda para fora do país impactada pela guerra Rússia X Ucrânia.

No caso do leite e derivados, o ano passado foi de grandes desafios, principalmente, pela elevação dos custos da produção, com uma variação de quase 23% no Estado. Ainda assim, Minas se manteve como principal produtor do país, sendo responsável, nos últimos 30 anos, por entre 25 e 30% da produção do país. Em 2021, Minas Gerais produziu 9,4 bilhões de litros de leite e as cooperativas são responsáveis por 22,4% deste total.

Os estudos detalhados destes e dos demais produtos das cooperativas agro mineiras estão disponíveis no Painel Coop, que será enviado para as organizações cooperativistas do Estado juntamente com a 17ª edição do Anuário.

 

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg