Imagem - Ocemg
Notícias

Palestra de Orientações Básicas sobre Cooperativismo reúne 40 participantes

28/01/2020
Imagem - Ocemg

A primeira Palestra de Orientações Básicas sobre Cooperativismo do ano reuniu 40 participantes no Centro de Treinamentos do Sistema Ocemg, no dia 22 de janeiro. Realizada quinzenalmente pela organização, a palestra tem como objetivo informar e orientar cooperados, e pessoas interessadas e ligadas ao setor, sobre as particularidades do segmento.

Na ocasião, o analista do Sistema Ocemg Asenclever Júnior abordou temas relativos ao funcionamento das cooperativas, direitos e deveres das instituições e dos cooperados; princípios e valores cooperativistas; história do cooperativismo no Brasil; benefícios das cooperativas em relação às empresas comuns, além do sistema administrativo, contábil e jurídico do segmento.

Segundo o analista, a primeira turma do ano recebeu cooperados de diversos ramos e, em sua maioria, dos ramos crédito e transporte, além de pessoas interessadas em constituir cooperativas. “A turma praticamente estava dividida em dois grupos de interesse, crédito e transporte, o que foi interessante, pois demonstra o quanto as cooperativas estão incentivando a participação dos cooperados no curso para integrá-los ao quadro social e funcional, de forma que todos tenham uma maior representatividade”.

Nessa linha de buscar mais informações e conhecer as minúcias do cooperativismo, Bernardo Andrade que está há um mês como agente de atendimento do Sicoob Credicom, ficou satisfeito com as orientações. “Eu vim do setor financeiro, e essa palestra foi de extrema importância, pois eu tinha uma breve noção sobre o cooperativismo, mas ainda não conseguia colocá-lo em prática da forma correta, e agora eu saio daqui com um novo olhar e alinhamento de como aplicar a teoria na prática”, ressaltou.

Ao contrário de Poliana de Lima, que veio do Noroeste de Minas, da cidade de Unaí, para buscar mais informações e ter um melhor direcionamento de como constituir uma cooperativa de transporte de cargas. “Eu ainda não tenho experiência com o cooperativismo, mas sei o que preciso e é necessário fazer para realizar um bom trabalho, e as orientações recebidas serão fundamentais para constituir a cooperativa alinhada à cultura e funcionamento do segmento”.

Para participar das palestras, basta acompanhar a programação neste Portal, e se inscrever pelo e-mail inscricao@minasgerais.coop.br. Mais informações pelo telefone: (31) 3025-7111.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg