Imagem - Ocemg
Notícias

Dirigentes cooperativistas concluem 8ª turma do Programa Lidercoop

08/11/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O encerramento da 8ª turma do Programa de Gestão Avançada para Lideranças (Lidercoop), aconteceu nos dias 3 e 4 de novembro, no Centro de Treinamento do Cooperativismo Mineiro, em Belo Horizonte.

Para concluir mais uma turma, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, entregou certificados para os mais de 30 participantes do programa, que atuam em cooperativas de diferentes ramos e municípios do Estado.

Realizado desde 2015 em parceria com a Fundação Dom Cabral, o Programa Lidercoop estimula o desenvolvimento de competências de gerência e governança entre profissionais que exercem funções estratégicas e de gestão empresarial, em especial no negócio corporativo.

Durante a programação de encerramento, os participantes concluíram os dois últimos módulos do Programa. No primeiro dia, o professor Lical Carvalho discorreu sobre gestão de risco de negócio. “É uma decisão muito importante falar sobre como lidar com riscos no setor cooperativo.  Uma cooperativa é uma instituição maior e mais complexa que uma empresa, ela assume o papel de reduzir um risco não só dela, mas de cada um dos cooperados”, comparou Lical.

O professor lembrou que as incertezas de cada cooperativa são, em geral, inerentes ao segmento econômico em que estão inseridas. Uma cooperativa do agronegócio está mais sujeita aos riscos causados pelas alterações climáticas, como a perda das lavouras pelo excesso de chuvas ou pela estiagem. Já aquelas que envolvem serviços como planos de saúde lidam, por exemplo, mais de perto com fantasmas como o aumento da concorrência ou com a redução da renda da população.

Para que os participantes aprendessem na prática como amenizar riscos, Lical Carvalho os dividiu em grupos de acordo com o setor econômico que lidam no dia a dia, tornando o aprendizado mais dinâmico e interativo. “Risco e oportunidades estão sempre juntos. É preciso ter a capacidade de equilíbrio e reagir com as ações externas. E muitas vezes as escolhas estratégicas de uma organização podem expô-las a riscos também”, alertou o professor.

Já o último módulo Sustentabilidade e Prosperidade foi ministrado pelo professor da Fundação Dom Cabral (FDC) Pedro Lins, que destacou que o Lidercoop é o melhor curso de liderança cooperativa do Brasil e que os dirigentes precisam estar sempre preparados para garantir a competitividade sustentável de suas empresas.

No decorrer do programa foram abordados 12 temas: Cenário Político Econômico; Gestão Estratégica de Cooperativas; Liderança 4.0: a alta performance na Quarta Revolução Industrial; Gestão da Mudança; Transformação Digital e Inovação; Inovação em Modelo de Negócios; Governança Corporativa em Cooperativas; Orientação para Mercados; Finanças e Gestão de Risco Financeiro; Gestão Estratégica de Pessoas; Gestão de Riscos do Negócio e Sustentabilidade e Prosperidade.

Integrante da 8ª turma, o controler da Coopatos, João Carlos Araújo, se disse satisfeito em concluir o Lidercoop. “A equipe de docentes é extremamente preparada, transmite conhecimentos atuais e importantes para a aplicabilidade no nosso dia a dia, permitindo melhoria em todo o processo de gestão”, destacou João Carlos, citando temas abordados, como gestão de pessoas, sustentabilidade, mercado e tecnologia, como importantes para o seu trabalho. “O curso nos leva a tomar decisões mais aprimoradas”, garantiu.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg