Imagem - Ocemg
Notícias

PDGC: uma importante ferramenta de desenvolvimento do setor em tempos de pandemia

26/06/2020
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) se mostra cada vez mais relevante para a adoção de boas práticas de gestão, principalmente em tempos de pandemia. Por meio do Programa, as cooperativas preenchem os questionários de diagnóstico sobre governança e gestão visando a melhoria contínua, a cada ciclo anual, para o aprimoramento, planejamento, execução, controle e aprendizado.

Segundo o analista da Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas, Asenclever Júnior, a continuidade do preenchimento da ferramenta é imprescindível para que a cooperativa se desenvolva e atinja os resultados esperados. Sobre o cenário atual imposto pela Covid-9, Junior explica que “quanto antes as cooperativas preencherem o PDCG e realizarem o diagnóstico, mais tempo elas terão para analisar seus processos e trabalhar um plano de melhorias ainda neste ano”.

Com vistas em manter o acompanhamento das cooperativas que participam do PDGC, o Sistema Ocemg tem colocado em prática o formato de visitas virtuais desde o mês de abril. De acordo com o analista, “o intuito das visitas é instruir a cooperativa para uma melhor condução do programa, pensando em estratégias e objetivos e que irão trazer resultados concretos para o negócio”.

Essa modalidade de visita virtual é adaptável à disponibilidade da cooperativa podendo ser realizada em dois dias, ao longo de quatro horas; ou de quatro dias, divididos em encontros de duas horas. Esse formato deve se estender até o final de ano, tendo em vista a realidade de isolamento social, sempre mantendo a mesma qualidade de atendimento das visitas presenciais.

Semana do preenchimento

Com vistas em dar todo o suporte necessário para o preenchimento do PDGC pelas cooperativas mineiras, o Sistema Ocemg criou a Semana do Preenchimento. A iniciativa terá início em 13 de julho e já conta com 10 turmas confirmadas.

Os encontros virtuais contarão com a moderação da especialista técnica da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ)  Luciana Matos, que apresentará um  diagnóstico dos macroprocessos relacionados ao ciclo 2019, bem como fará a reflexão da importância do e preenchimento dos questionários do ciclo atual.

As cooperativas que já participam do PDGC e quiserem participar da Semana do Preenchimento podem entrar em contato pelo e-mail cooperativa@minasgerais.coop.br. Após a participação no curso, a cooperativa tem um prazo de 15 dias para preencher o questionário e pode ainda, posteriormente, contar com uma visita virtual com os técnicos da Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do Sistema Ocemg.

Sobre o PDGC

O PDGC foi lançado em 2013 pelo Sescoop Nacional, em parceria com a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), e foi adotado naquele mesmo ano pelo Sistema Ocemg e as cooperativas mineiras.  Desde então, é possível notar uma constante evolução dessas organizações no sentido de conhecer melhor seus gargalos, desenvolvendo estratégias para trabalhá-los.

Por que é importante participar do PDGC?

O PDGC é uma ferramenta de planejamento estratégico para a cooperativa;

Possibilita que a cooperativa possa conhecer o seu grau de maturidade de gestão, os seus pontos fortes e oportunidades de melhoria;

Permite comparar o seu indicador com a média dos indicadores do ramo, estadual e nacional;

Ajuda a cooperativa a melhorar e aprimorar os seus processos de gestão;

Aproxima a cooperativa das partes interessadas (cooperados, clientes e sociedades);

Desenvolve a visão sistêmica dos dirigentes;

Promove o aprendizado organizacional desenvolvendo a cultura da excelência.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg