Imagem - Ocemg
Notícias

Pesquisa para 16ª edição do Anuário de Informações Econômicas do cooperativismo está disponível

26/01/2021
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Além de gerar trabalho, emprego e renda, o cooperativismo contribui para o crescimento econômico de Minas e do Brasil. Na 15ª edição do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro, publicada em 2020, o setor registrou crescimento econômico pelo sexto ano consecutivo, com participação de 9,6% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais, além do crescimento de 5% no quadro funcional, superando a marca de 45 mil pessoas empregadas, que trabalham e cooperam pelo desenvolvimento do Estado e do país.

Reunir e divulgar estes dados só são possíveis por meio das cooperativas que participam enviando as informações para a consolidação do Anuário, que este ano entra em sua 16º edição e espera envolver mais cooperativas, demonstrando o quanto o segmento é forte e consolidado.

O prazo para integrar a publicação vai até 31 de março e o envio das informações é feito via acesso ao Sistema de Informação Gerencial (SIG). No SIG, é preciso acessar a aba Anuário e, em sequência, clicar no Menu Cooperativa, procedendo ao preenchimento. As cooperativas podem contar com o suporte da equipe do Sistema Ocemg no caso de dúvidas, bastando entrar em contato pelo e-mail cooperativa@sistemaocemg.coop.br.

“As cooperativas mostraram sua força e relevância em 2020, mesmo em tempos adversos como os de pandemia. Seja no transporte, no abastecimento ou no fornecimento de serviços e produtos para a população, elas se adaptaram e se reinventaram, mantendo-se fortes no mercado e apresentando crescimento. Por isso, reforço a importância de consolidarmos os dados do cooperativismo, confirmando a contribuição do setor para o desenvolvimento de Minas e do Brasil”, afirma o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, convidando as cooperativas a enviarem os dados para a formulação do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro deste ano.

O anuário faz uma radiografia do setor desde 2006, apresentando os principais indicadores e o ranking das maiores cooperativas mineiras, bem como o desempenho das cooperativas no período.

Além da versão impressa, por meio do aplicativo Cooperativismo em Minas, disponível desde 2018, é possível acessar os dados do anuário pelo celular. O app gratuito pode ser baixado na Google Store e na App Store. A ferramenta conta ainda com a calculadora do valor de referência do leite e com o catálogo de produtos e serviços de cooperativas.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg