Imagem - Ocemg
Notícias

Pesquisa para 18ª edição do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo está disponível

10/01/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O Sistema Ocemg iniciou a pesquisa para a produção do 18º Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro – edição de 2023. Lançada anualmente, a publicação apresenta uma radiografia do setor no Estado.

As cooperativas já podem preencher e encaminhar dados para a consolidação do estudo acessando o Sistema de Informação Gerencial (SIG), clicando aqui. Para o acesso, é preciso utilizar a matrícula, que é o número do registro da cooperativa no Sistema Ocemg, e a mesma senha usada no ano passado. Caso seja o primeiro acesso, ou se houver dúvida, a instituição deve entrar em contato com o Sistema Ocemg para obter login e senha.

O prazo para preenchimento e envio do questionário termina em 31 de março. As informações serão utilizadas também para a atualização de dados do aplicativo Cooperativismo em Minas.

Além de preencher o questionário, é necessário autorizar a participação no ranking. Não há custo e a adesão das cooperativas é muito importante para retratar o desempenho e a força transformadora do setor. “O estudo é a principal referência sobre o cooperativismo em Minas, sendo base para pesquisas e para a proposição, pela entidade, das iniciativas, cursos e programas com vistas em promover o desenvolvimento das cooperativas do Estado. E isso só é possível com a participação de cada cooperativa do Estado”, ressalta o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

Criado em 2006, o Anuário reúne informações sobre movimentação financeira, participação no PIB mineiro, quadro social e funcional, exportações, entre outros indicadores. Os números do 17º Anuário, lançado no ano passado, são uma prova da importância do setor cooperativista para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Minas soma 2,4 milhões de cooperados, além de 51 mil empregados em 800 cooperativas, com uma movimentação econômica de R$ 93,5 bilhões. O segmento é responsável por 11,6% do PIB estadual.

Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, a cooperativa deve entrar em contato com a Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do Sistema Ocemg pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone: (31) 3025 7138 ou (31) 997 903 959.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg