Imagem - Ocemg
Notícias

PIB da Agropecuária cresce 21,6% no 1º trimestre

02/06/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário abriu o ano de 2023 com crescimento de 21,6% no primeiro trimestre, na comparação aos três meses imediatamente anteriores, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a maior variação positiva em 27 anos. O setor responde por cerca de 8% de toda a economia do país.

Em comparação ao primeiro trimestre de 2022, o PIB agro cresceu 18,8%. A mediana das expectativas era de crescimento de 12,3%. Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR) destaca que mesmo diante da pandemia o agro continua sendo a mola propulsora da economia do país.

“O agro sendo agro: mesmo diante de todas as dificuldades que enfrentamos, e até narrativas contrárias, nosso setor faz bonito e puxa a alta da economia brasileira,” disse.

Vice-presidente da FPA, o deputado Arnaldo Jardim (CD-SP) ressalta que o crescimento do PIB do agro confirma o papel do setor agropecuário como o segmento mais dinâmico da economia. “Se analisarmos nosso balanço de pagamentos isto se reforça ainda mais. Espero que isso pese na decisão das autoridades governamentais na decisão sobre o Plano Safra,” afirmou o parlamentar.

O PIB geral do país teve um aumento de 1,9% nos três primeiros meses do ano, na comparação com o último trimestre de 2022, e somou R$ 2,557 trilhões. No comparativo anual, o crescimento foi de 4%.

Coordenador político da FPA, o deputado federal Fábio Garcia (União-MT) disse que o agro representou o crescimento do PIB no primeiro trimestre. “Esta é mais uma prova da importância do Agro para o Brasil, setor que sustenta hoje a economia brasileira. Por isso este setor merece respeito e apoio por parte do novo governo.”

“Isso demonstra mais do que nunca que o agro brasileiro é o pilar da nossa economia. Não se trata de uma pauta ideológica, mas de um interesse de Estado e que requer todas as condições necessárias para elevar as suas capacidades de produção,” frisou o deputado Alceu Moreira (MDB-RS).

Por fim, o presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados (CAPADR), deputado Tião Medeiros (PP-PR), ressaltou que os dados divulgados pelo IBGE só reafirmam a força da Agropecuária para o país. “A produção da soja e do milho ajudaram a sustentar o bom desempenho do PIB, gerando um ótimo reflexo no setor de serviços como nos segmentos de transportes e comércio. Vamos continuar trabalhando para o crescimento do Agro ao longo dos próximos meses,” finalizou.

Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE), a soja, principal cultivo, apresentou ganho de produtividade e crescimento expressivo na produção anual, estimada em 24,7%. Com exceção do arroz (-7,5%), outras culturas com safra relevante nesse trimestre também apontaram crescimento na produção anual e ganho de produtividade, como milho (8,8%), fumo (3,0%) e mandioca (2,1%).

Fonte: Notícias Agrícolas

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg