Imagem - Ocemg
Notícias

Portas abertas recebe cerca de 50 alunos do curso de Cooperativismo da UFV

18/06/2019
Imagem - Ocemg

O Sistema Ocemg recebeu nesta segunda-feira (17/06), cerca de 50 alunos do curso de Cooperativismo da Universidade Federal do Viçosa (UFV). A visita faz parte do programa Portas Abertas, iniciativa da organização que visa a aproximação com a instituições de ensino, entidades parceiras e outras Unidades Estaduais cooperativistas.

Desde 2015, ano em que foi criado, o Portas Abertas recebe os estudantes do primeiro semestre do curso da UFV. Alair Ferreira de Freitas, coordenador da disciplina de Introdução ao Cooperativismo da UFV, explicou que a escolha por levar a turma do primeiro semestre do curso é proposital. “Com o novo sistema de acesso às universidades, temos uma evidência muito maior de evasão dos alunos nas graduações. Então essa visita é um ponto de inflexão na trajetória acadêmica deles e consolida sua permanência no curso. O que temos notado é que o Portas Abertas têm refletido na apropriação dos estudantes sobre o que é o cooperativismo e nós julgamos que tem se tornado uma virada para que permaneçam na graduação”, disse.

O superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti, recebeu o grupo e apresentou a atuação da organização. Segundo ele, o programa é uma oportunidade para a sociedade conhecer melhor quem é o Sistema Ocemg e as contribuições econômicas e sociais do cooperativismo.

A gerente de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas da entidade, Vitória Drumond, graduada em Cooperativismo pela UFV, deu uma dica aos estudantes: “Precisamos que os profissionais do setor tenham a teoria como base, mas que também tenham entendimento de mercado. Para vocês que estão na graduação, façam pesquisas, escrevam artigos, busquem conhecer as cooperativas da região e saibam, na prática, como as elas atuam”.

O aluno Luiz Gustavo Coura contou que, já no primeiro semestre, tem se surpreendido com a abrangência do setor cooperativista e com as oportunidades de atuação no segmento. Sobre a visita à Casa do Cooperativismo Mineiro, a percepção do jovem foi de uma organização bem estruturada, que representa muito bem as cooperativas do Estado.

O lado humano das cooperativas também impressionou o estudante Josedek Pereira. “Conforme vou conhecendo mais sobre cooperativismo, vou explicando para meus amigos, mostrando o âmbito social e não só econômico das cooperativas”, frisou.

A programação do Portas Abertas incluiu ainda uma palestra sobre as origens, princípios e valores cooperativistas e um bate-papo com o superintendente administrativo e financeiro do Sicoob Central Cecremge, Geraldo Martins.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg