Imagem - Ocemg
Notícias

Portas Abertas recebe delegação da Unimed Fortaleza

21/03/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Uma comitiva da cooperativa de saúde na capital cearense, conduzida pelo presidente da Unimed Fortaleza, Marcos Aragão, visitou, no dia 16 de março, o Centro de Treinamento e a Sede do Sistema Ocemg, em Belo Horizonte. A visita faz parte do Programa Portas Abertas, que visa o intercâmbio de experiências e aprendizado com cooperativas de outros Estados, Unidades Estaduais e organizações públicas interessadas em conhecer melhor o cooperativismo mineiro e o trabalho desenvolvido pela entidade.

Os integrantes da delegação foram recebidos no Centro de Treinamento pelo presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, pelo superintendente Alexandre Gatti Lages, e pela gerente Geral Isabela Pérez. No auditório, eles receberam informações sobre o trabalho desenvolvido pela entidade, que é referência em todo o Brasil.

Ronaldo Scucato, ao receber a delegação no Centro de Treinamento, destacou o papel de Minas na criação do Sistema OCB. “Eu já era cooperativista antes do sistema. Fomos a Brasília, eram duas entidades, quando o ministro nos pediu para nos unirmos com uma proposta só e voltar. Nasceu aqui, nos reunimos aqui, em Belo Horizonte, o movimento que constituiu a OCB”, disse.  Ele falou também sobre a importância da capacitação dos integrantes das cooperativas e o estímulo à formação de talentos. “Por isso, temos este centro de treinamento aqui. Todas as 67 Unimeds de Minas já passaram aqui”, destacou, lembrando que, além da pedagogia interna, o Sistema Ocemg promove cursos em parceria com a Fundação Dom Cabral e instituições internacionais de renome.

O presidente da Unimed Fortaleza, Marcos Aragão, em nome dos colegas, agradeceu a acolhida e a oportunidade de conhecer o Sistema Ocemg. Ele é diretor-secretário do Sistema OCB no Ceará e disse que conseguiu agregar todos os ramos do cooperativismo em harmonia no Estado e hoje estão prosperando. “Pretendo levar daqui todos os ensinamentos com muito afinco”, disse Marcos Aragão.

O superintendente Alexandre Gatti destacou os números do Sistema Ocemg, que reúne 800 cooperativas, com 2,5 milhões de cooperados, gerando 51 mil empregos. “Esses são dados do anuário de 2022; estamos fechando o de 2023 que, com certeza, terá números mais robustos”, prevê. Gatti também discorreu sobre a grande relevância do Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas (PDGC) para o aperfeiçoamento das cooperativas mineiras, cada vez mais premiadas pelo trabalho. “Em 2021, foram 502 visitas in loco, percorremos mais de 58 mil quilômetros para visitar cooperativas”, disse. O superintendente lembrou ainda dos programas voltados para a sustentabilidade e o social desenvolvidos pela entidade. “O Dia C (Dia de Cooperar) nasceu aqui no Sistema Ocemg, em 2009, serviu de inspiração e hoje é replicado em todo o país. Somos a primeira unidade signatária do Pacto Global da ONU”, finalizou.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg