Imagem - Ocemg
Notícias

Programa Portas Abertas recebe cooperativistas da OCB Mato Grosso

22/11/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Quarenta alunos da Faculdade do Cooperativismo do Mato Grosso – I Coop, instituída pela OCB/MT, visitaram, nos dias 17 e 18 de novembro, o Centro de Treinamento do Sistema Ocemg, em Belo Horizonte, onde conheceram de perto o trabalho desenvolvido pela entidade mineira, que é referência em todo o Brasil.

Eles foram recebidos pelo presidente da organização, Ronaldo Scucato, e assistiram a palestras de dirigentes sobre a trajetória do Sistema Ocemg e a ações desenvolvidas ao longo de mais de cinco décadas da entidade. A visita faz parte do Programa Portas Abertas, para o intercâmbio de experiências.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, abriu a palestra falando da importância da educação e capacitação para o desenvolvimento das cooperativas, que, segundo ele, tem um importante papel econômico e social para melhorar qualidade de vida da população. “É importante que as cooperativas estejam preparadas para o bem último, que é a qualidade de vida dos cooperados”, disse.

Scucato destacou os investimentos feitos pela organização na capacitação dos cooperados, que incluem cursos não só no Brasil, mas em renomadas instituições de ensino em outros países, como Portugal, Suíça e Irlanda. Está em estudo também levar turmas para o Vale do Silício, nos Estados Unidos, e Dinamarca. “No Brasil, a cereja do bolo é o Lidercoop”, disse Ronaldo Scucato, em referência ao programa da entidade desenvolvido desde 2015 em parceria com Fundação Dom Cabral, para o desenvolvimento de competências de gerência e governança entre profissionais de cooperativas.

O presidente do Sistema OCB do Mato Grosso, Onofre Cesário de Souza Filho, destacou o trabalho desenvolvido pelo colega Scucato à frente do cooperativismo mineiro. “Estamos diante de uma pessoa que traz experiência para os alunos que somos. Através do conhecimento, geramos negócios”, concordou Onofre.

Gerente geral da Coabra, cooperativa do agronegócio do Mato Grosso, com sede em Cuiabá, Eliane Menezes disse que a visita ao Sistema Ocemg e as palestras ampliaram o “leque de visão”. “Fiquei impactada com a palestra do Ronaldo Scucato, baluarte do cooperativismo no Brasil. Foi uma alegria estar com o pai do Dia C, que também desenvolvemos no Mato Grosso. Vamos levar mais vivências daqui para colocar em prática no nosso Estado”, destacou.

Cleber Lucio Paniago, do Sincred Integração do Mato Grosso, Amapá e Pará, disse que a vinda para Belo Horizonte foi a primeira viagem que fez com os colegas após a pandemia. “Esse encontro está sendo um resgate do sentimento do cooperativismo. Ouvir outras pessoas, outras experiências, é enriquecedor”, concluiu.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg