Imagem - Ocemg
Notícias

Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão: inscreva sua coop

28/03/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Este ano tem Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, e as cooperativas mineiras estão mais que aptas a concorrerem neste certame. Para participar, é preciso que a organização integre o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), sendo todas as cooperativas singulares, centrais ou federações regulares e adimplentes com a OCB, o Sescoop e suas Unidades Estaduais hábeis a integrar o certame. O período de inscrição vai até 5 de maio e, para participar, clique aqui.

O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão acontece bianualmente e é o reconhecimento em nível nacional das cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do setor por meio da gestão e da governança.

Em 2023, as categorias serão divididas entre reguladas pelo Banco Central (Bacen) e não enquadradas na regulamentação destes órgãos. Além disso, existem os níveis de maturidade Primeiros Passos, Compromisso com a Excelência, Rumo à Excelência e Excelência.

Para avaliar, o Sistema OCB analisa evidências e documentos, define o mínimo de pontuação por questionários e, em seguida, realiza visitas virtuais para validação das informações disponibilizadas na autoavaliação. Com isso, faz a análise qualitativa do Relatório de Avaliação de todas as coops visitadas de maneira virtual. A partir daí, a Banca Julgadora define as cooperativas premiadas e as que receberão o Selo da Excelência. No dia 5 de dezembro deste ano, as vencedoras serão anunciadas em uma cerimônia em Brasília.

Minas em destaque

As coops mineiras têm uma história de destaque no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. Desde a primeira edição, em 2013, oito das 28 premiadas eram mineiras, um percentual de 29% do total. Em 2015, o percentual subiu para 35%, com 11 premiadas das 32 cooperativas vencedoras. Já em 2017, o prêmio reconheceu 41 cooperativas em todo o país e 18 eram mineiras, ou seja, o equivalente a 44%. Em 2019, das 56 premiadas, 28 eram de Minas, um total de 50% das premiações. Por fim, em 2021, foram 42 coops do Estado reconhecidas entre as 103 brasileiras finalistas no Prêmio.

Para atingir esses números, o Sistema Ocemg atua diretamente junto às cooperativas, dando apoio e acompanhando sua participação no PDGC. No ano passado, 88,3% das coops mineiras foram atendidas em programas e iniciativas de melhorias relacionados a processos de gestão e governança. Ou seja, das 800 cooperativas registradas no Sistema Ocemg, 706 participaram de alguma ação nesse sentido.

Ao todo, foram realizadas 502 visitas técnicas, com atendimento a 367 cooperativas (46% do total do Estado). Um trabalho de mais de 1,7 mil horas técnicas e mais de 58 mil quilômetros percorridos em Minas Gerais.

Para tirar todas as dúvidas e saber mais sobre o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, clique aqui.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg