Imagem - Ocemg
Notícias

Prêmio SomosCoop Melhores do Ano busca reconhecer as boas práticas das cooperativas

25/08/2020
Imagem - Ocemg

No dia a dia as cooperativas realizam ações e projetos que transformam a vida das pessoas e comunidades nas quais atuam, sendo, muitas vezes, a principal fonte de geração de renda e emprego local.

Ou seja, para além do negócio, o cooperativismo desenvolve um papel crucial como agente de fomento social e cultural. Neste contexto, o Sistema OCB promove, a cada dois anos, o Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, para reconhecer as boas práticas das cooperativas e mostrar a relevância do setor para o desenvolvimento do país e dos brasileiros.

“O poder transformador das cooperativas deve estar sempre em evidência. E o Prêmio SomosCoop Melhores do Ano é uma maneira de jogar luz nestas iniciativas cotidianas das cooperativas, que impactam tão positivamente na vida dos cooperados e da população”, ressalta o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

A edição da premiação deste ano está com inscrições abertas e vão até o dia 3 de setembro, no site http://melhores.premiosomoscoop.coop.br/. As cooperativas mineiras, que sempre se destacam no certame, já começaram a inscrever seus cases nas categorias: Comunicação e Difusão do Cooperativismo; Cooperjovem; Fidelização; Inovação; Cooperativa Cidadã e Intercooperação. A novidade do certamente este ano é que as Unidades Estaduais poderão indicar personalidades que atuam na difusão do cooperativismo para participarem da categoria Influenciadores Coop.

Devido à pandemia do novo coronavírus, o prêmio, que nas edições anteriores recebia inscrições de ações relativas ao biênio anterior, em 2020, irá aceitar a submissão de projetos realizado este ano.

Os cases podem ser inscritos de acordo com dois tipos de classificação:

Cases continuados – os benefícios são continuados após a implantação do case, que pode ter sido implementado antes de 2018, mas deve beneficiar seu público-alvo até hoje;

Cases com prazos determinados – os benefícios ocorrem predominantemente durante a sua realização. Assim, devem ter ocorrido após 01/01/2018 e devem ter demonstrado resultados até o início das inscrições do Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano, em 30 de junho de 2020.

Oficinas

O Sistema Ocemg, para auxiliar e incentivar as cooperativas a inscreverem seus projetos no Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano, investiu na realização de uma série de oficinas online. Os encontros ocorreram em julho, porém a entidade continua acompanhando e tirando dúvidas daquelas que desejam inscrever seus cases no certame.

Para o assistente de Desenvolvimento Cooperativista do Sicoob Coopemata, Gustavo Almeida, as oficinas foram importantes para que as cooperativas pudessem escrever seus projetos com mais segurança. Ele contou que será inscrito o case do Centro Cultural Sicoob Coopemata, na categoria Cooperativa Cidadã, e que o intuito vai além da premiação. “Nosso objetivo é tornar o Centro conhecido em todo o país. As pessoas precisam saber mais sobre o valor cultural deste espaço, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e que, graças à criação do Centro, o público pode conhecer as riquezas que o local abriga. Esta é nossa maior motivação ao participar do certame. A premiação seria consequência”, disse.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg