Imagem - Ocemg
Notícias

Presidente da ACI divulga mensagem sobre o Dia Internacional do Cooperativismo

30/06/2020
Imagem - Ocemg

No dia 23 de junho, a Aliança Internacional Cooperativa (ACI) divulgou um vídeo transmitindo uma mensagem do presidente Arial Guarco sobre o Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no próximo dia 4 de julho em todo o mundo.

Na missiva, Guarco ressalta o período atual, em que toda a humanidade está envolvida em uma pandemia que trouxe um alto custo de vidas e um desastre econômico global histórico.

Estamos passando por uma crise social, econômica e de saúde em condições de extrema fragilidade devido às desigualdades sociais prevalecentes e ao profundo desequilíbrio ambiental que a ação humana vem causando em nossa mãe Terra há várias décadas.

Temos alertado, de acordo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que um modo linear de produção e consumo, sem freios, nos leva a pontos sem retorno em apenas uma década.

Desde 1990, as emissões globais de dióxido de carbono aumentaram 50%. Hoje, 800 milhões de pessoas estão vulneráveis ​​a secas severas, poluentes tóxicos do ar, aumento do nível do mar e desastres naturais poderosos e frequentes.

Por esse motivo, quero aproveitar este Dia Internacional das Cooperativas para enfatizar a Ação pelo Clima, um objetivo que nos chama a mobilizar junto com nossas comunidades a construção de uma economia mais saudável, justa e solidária.

 

Neste planeta, nosso lar comum, existem centenas de milhares de experiências que mostram que existem outras maneiras de se desenvolver, que o desenvolvimento sustentável não é uma utopia.

 

A economia cooperativa, em escala global, integra mais de um bilhão de membros e gera emprego para 10% da população empregada no mundo. O faturamento das 300 maiores cooperativas é equivalente ao Produto Interno Bruto da sexta economia mundial.

 

Hoje, mesmo nas circunstâncias mais difíceis, o movimento cooperativo está fazendo tudo ao seu alcance para proteger as comunidades e ajudá-las a superar essa emergência de saúde, social e econômica

A defesa do nosso planeta anda de mãos dadas com o esforço coletivo que fazemos para que ninguém seja deixado para trás. As cooperativas são chamadas a protagonistas desses desafios, que se tornam urgentes como resultado dessa pandemia que o mundo inteiro está sofrendo.

 

Apesar da dor e da incerteza que estamos enfrentando, da tragédia pessoal e coletiva que alguns de nós têm que se aproximar mais do que outros, mas isso afeta a todos, quero celebrar a tarefa que as cooperativas estão realizando em todo o mundo.

Todo esforço conta. Peço que você não pare, continue trabalhando com sua comunidade e que levantemos nossas vozes neste dia para dizer ao mundo que podemos reverter os efeitos adversos das mudanças climáticas se construirmos outra economia juntos, com base em princípios e valores cooperativos”.  Ariel Guarco.

Para assistir na integra a mensagem clique aqui.

 

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg