Imagem - Ocemg
Notícias

Seminário Cenário do Cooperativismo Brasileiro leva casos de sucesso a participantes do Curso Ópera

30/08/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O Sistema Ocemg realizou, entre 25 e 27 de agosto, o Seminário Cenário do Cooperativismo Brasileiro, que integra as atividades do MBA em Agente de Transformação em Cooperativas – Curso Ópera. Participaram os alunos da turma atual da iniciativa, iniciada em março deste ano.

A abertura do evento foi feita pelo vice-presidente do Sistema Ocemg, Samuel, Flam, que ressaltou a importância de os líderes se prepararem, treinarem e se capacitarem para enfrentarem as adversidades do mercado. “Amadores treinam até acertar e profissionais treinam até não errar mais”, incentivou.

João Cruz Reis Filho, diretor Técnico do Sebrae Minas, comentou sobre a atuação da organização no fortalecimento dos pequenos negócios no Estado, incluindo as cooperativas tanto como parceiras, no caso do crédito, quanto no fomento às atividades. Fabio Gastal, Diretor Acadêmico da Faculdade Unimed explicou sobre a parceria entre as três entidades para a realização do Ópera.

Na ocasião, foram apresentados palestras e casos de projetos que promoveram o desenvolvimento de diferentes localidades. Entre os convidados estiveram João Carlos Leite, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Sarom; Arnaldo Júnior Farias Dôso, palestrante e ex-prefeito de Cabaceiras (PA); Raimundo Mariano do Vale, pioneiro do Sistema Cooperativo Sicoob; Vanildo Leoni, diretor Executivo da Viacredi e Pedro Aihara, integrante do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, entre outros. Houve ainda um espaço para apresentações de casos de cooperativas cujos líderes estão integrando a turma atual do Ópera.

Durante sua apresentação, Arnaldo Júnior contou como a região mais seca do país, onde está localizada a cidade na qual foi prefeito, conseguiu por meio da cooperação, se desenvolver em turismo, eventos, produção cinematográfica, fornecimento de carne e leite de bode e artesanato. “Quando fazemos algo baseado no que é nosso, é real, dá certo. Valorizem o que tem na sua região”, alertou.

Um exemplo tão potente quanto o da Paraíba, mas em terras mineiras, foi apresentado por João Leite, que mostrou como era São Roque de Minas 30 anos atrás e como o cooperativismo mudou a realidade da cidade. Ele ainda destacou que o Sicoob Sarom é um agente financeiro não bancário, que atua como agente de transformação local.

Para o presidente da Unimed Circuito das Águas, Musse Matuck, o Ópera está sendo uma experiência interessante e diferente de qualquer outro programa que participou. “É incalculável o conhecimento que estamos adquirindo com o curso”, completou.

“O Ópera tem o foco na pessoa, no ser humano perante os processos da cooperativa”, reforça o vice-presidente da Coopatos, Gilberto Carneiro. Ele explica que o Seminário complementa o aprendizado do curso e que exemplos como os vistos no evento mostram na prática o que um agente de transformação pode realizar.

Ana Paula Figueiredo, diretora Administrativa do Sicoob Credivaz, destaca que o curso é uma oportunidade para que tenham um olhar diferenciado para o papel como gestores e líderes cooperativistas. “E o seminário vem compartilhar e reforçar o quanto as pessoas são importantes para o cooperativismo”, contou.

O Programa de Especialização em Desenvolvimento de Agentes em Cooperativas (Ópera), oferecido a partir da parceria entre Sistema Ocemg, Sebrae Minas e Faculdade Unimed, visa oferecer ferramentas e conhecimento para que os participantes possam atingir a gestão eficaz das cooperativas.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg